vereadores oficio hospital site

Salto, 13 de janeiro de 2020

Nesta segunda-feira, dia 13, os vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado e Cícero Granjeiro Landim encaminharam ofício ao prefeito Geraldo Garcia e ao gerente administrativo do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), Lucas Chaves, solicitando explicações dos gestores sobre quando será efetuado o pagamento em atraso dos funcionários que trabalham no Hospital Monte Serrat. Segundo apurado, há servidores com dificuldades de deslocamento de sua residência ao ambiente de trabalho, pois muitos moram em cidades vizinhas. “Sem falar que todos têm seus compromissos particulares financeiros e despesas do dia a dia, seja com aluguel, manutenção e alimentação, e já estamos caminhando para os meados de janeiro, e nem explicações a esses funcionários foram dadas”, ressaltam os vereadores.

Edemilson, Márcio e Cícero relatam que também foi feita alteração nos horários de trabalho dos funcionários que geralmente tinham duas horas de descanso, sendo que agora é de apenas uma hora e será pago como hora extra, porém nem salários estão recebendo.

“É necessária a intervenção do setor de RH (Recursos Humanos) do hospital para um diálogo com todos os servidores. A Administração aparentemente está omissa perante tudo o que está acontecendo dentro do hospital. Estão faltando medicamentos, equipamentos, materiais de limpeza, copos descartáveis”, destacam.

Eles citam como exemplo uma criança internada no setor de Pediatria que no sábado, por volta das 23h, precisava ser entubada. Mas o atendimento à criança só foi ser concluído durante a madrugada, porque ainda estavam em busca de medicamentos. Esse paciente tinha ficado no Pronto Socorro desde cedo.

Os representantes do Legislativo saltense sugerem ainda que a Administração monitore as redes sociais, pois lá a população está expondo a triste realidade que está enfrentando nos últimos dias.

“Recebemos informações, nesta manhã de segunda-feira, que não há papel higiênico no hospital, sabonete, saco de lixo, fita para destro, entre outros equipamentos. Ou seja, desta maneira não pode continuar”, enfatizam, solicitando também informações sobre se os pagamentos por parte da Prefeitura estão regulares à gestora, bem como questionando por qual motivo estão ocorrendo essas situações da falta de pagamentos e de falta de medicamentos e equipamentos no Hospital Municipal.

Problema no sistema de informatização – Em outro documento enviado ao prefeito e ao IBDAH, os vereadores requisitam explicações e resposta referente às informações recebidas que o IBDAH, ao atualizar o novo sistema de informatização do Hospital Monte Serrat, acabou perdendo todos os históricos do banco de dados que existia no período dos últimos cinco anos, dos trabalhos desenvolvidos pelo São Camilo e o Instituto Moriah.

“Essa situação ocorreu de fato? Quais as providências que foram tomadas para evitar que o município possa ser prejudicado na prestação de contas ao Governo do Estado com o repasse dos valores do serviço desenvolvido?”, questionam, pedindo que a apuração da situação com a devida responsabilização, afinal o banco de dados existe para auxiliar nos diagnósticos médicos, com os dados básicos do paciente, como informações de identificação, exames, hipóteses diagnósticas e tratamentos efetuados, estoque de medicamentos, gerenciamento eficiente de todas as atividades do hospital, registros de colaboradores, folhas de pagamentos, contabilidade, gestão de projetos, inventários e muitas outras informações.

“Essa base computacional necessita de restauração e que, deste momento em diante, seja criado um novo sistema de banco de dados de arquivo compartilhado, para ter como backup”, explicam os representantes do Legislativo.

*Com informações dos vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado e Cícero Granjeiro Landim.