reuniao saae site

Salto, 04 de dezembro de 2019

Na terça-feira, dia 03, em atendimento às solicitações dos vereadores, foi realizada uma reunião na Câmara de Salto com o superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Pérsio de Paula, prestando esclarecimentos sobre assuntos gerais relacionados à autarquia.

Sobre o projeto de lei nº 51/2019 de autoria da Prefeitura - que autoriza o Poder Executivo a contratar Operação de Crédito junto à Caixa Econômica Federal, destinados para Sistema de Captação, Adução, Tratamento e Abastecimento de Água no município de Salto – o superintendente ressaltou que a cidade precisa de uma terceira opção de captação, pois atualmente existem duas captações que são independentes.

Na ocasião, os vereadores solicitaram informações mais detalhadas e com dados técnicos sobre o projeto, principalmente com relação ao pagamento do empréstimo e a qualidade da água do rio Jundiaí. “A ETA Jundiaí está planejada e localizada perto da confluência do rio Jundiaí e o rio Piraí, é um ponto que a água está bem melhor e com a nova estação de tratamento de esgoto de Indaiatuba a água vai melhorar ainda mais (...) A ideia é com esta terceira captação garantir água para a cidade por 20 a 25 anos, e interligar com as outras duas captações”, esclareceu Pérsio.

reuniao site 03

O superintendente ainda destacou que o SAAE é responsável por manutenção em mil quilômetros de rede, sendo 600 km de água e 400 km de esgoto; gastando em folha de pagamento R$ 580 mil mensais e mais impostos; possui frota de carros alugados que facilita quando há problemas com o veículo; reforçando que as ações são feitas diariamente, mas os gastos com materiais, equipamentos e aluguel de maquinários são elevados; além de comentar sobre os investimentos em compras de caminhões e máquinas, implantação de tratamento no reservatório das Nações e um booster no Laguna, entre outros.

Com relação ao mau cheiro na rua Prudente de Moraes, Pérsio explicou que a via tem uma tubulação antiga de concreto que leva o esgoto, tendo sido assumida contratualmente pela Conasa, a qual já foi notificada pelo SAAE. “O prazo é que até o começo do próximo ano termine a troca da rede nos três quarteirões que faltam (...) A tubulação está corroída e o esgoto está infiltrando na terra, e realmente o cheiro está insuportável”. Já sobre a obra da barragem no ribeirão Piraí, salientou que está enfrentando problemas com a desapropriação de alguns locais e também por ter havido mudanças no projeto.

reuniao saae site02

Para finalizar, o superintendente agradeceu a oportunidade de estar na Casa de Leis e enfatizou que o SAAE está trabalhando para tentar colocar água na casa das pessoas, tentando sempre fazer o melhor.

O presidente da Câmara de Salto, Lafaiete Pinheiro dos Santos, conduziu a reunião que contou com a presença dos vereadores Márcio Conrado, Luiz Carlos Batista “Luizão”, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Edemilson Pereira dos Santos, Cícero Granjeiro Landim, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” e Roberto Natalino Silveira. Também participaram o chefe de gabinete, Jesuíno Dutra, além do técnico químico do SAAE, Jeferson Blanco, o diretor técnico Fernando Sérgio Mancilha Neves e o diretor operacional Caio César de Oliveira.

Confira na íntegra o vídeo da Reunião SAAE e Vereadores.