transporte coletivo projeto leitura

Salto, 03 de dezembro de 2019

Com o objetivo de sugerir a criação de um projeto para estimular a leitura nos ônibus do transporte coletivo do município, o vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou ofício à Prefeitura, ressaltando que seria necessário disponibilizar na frota um espaço onde os usuários pudessem retirar livros, revistas e histórias em quadrinhos para ler durante o percurso da linha ou levar para casa com devolução posterior, gratuitamente, sem obrigatoriedade de cadastro ou controle de retirada e entrega.

“Esses livros podem ser obtidos a partir de doações e outras ações, ficando disponível em estantes/expositores móveis, no interior dos ônibus coletivos do município, ficando a disposição dos usuários. Indico também como sugestão a instalação de dois pontos para arrecadação de livros e local para devolução, sendo a Rodoviária e o terminal em frente à Biblioteca na Praça da Bíblia. O projeto poderia ser desenvolvido primeiro nas principais linhas da cidade e a devolução pode ser realizada em qualquer ônibus que faça parte do projeto. Essa proposta está sendo implantada em diversas cidades brasileiras, com objetivo de facilitar o acesso aos livros, sendo uma das maneiras de incentivar a leitura, conforme recomendado por médicos especialistas para aliviar estresse em ônibus, para evitar riscos ortopédicos, como a compressão de músculos, articulações e ligamentos e aliviar a saúde mental”, destacou o vereador.

bom retiro

Bom Retiro – Em outro documento encaminhado à Prefeitura, requisitou que seja feito o tamponamento de buracos na rua São Lourenço, em frente ao número 448 onde é um ponto de ônibus, no bairro Bom Retiro. Além da limpeza e revitalização da praça da área de lazer da rua São Lourenço, bem como a limpeza na viela no final das ruas São Joaquim e Barnabé, cujo matagal traz transtornos.

taquaral

Taquaral – Para o bairro Jardim Taquaral, solicitou que o Executivo proceda a retirada dos entulhos jogados no final da rua Irmã Dulce, sendo que existem restos de materiais de construção, móveis jogados e demais inertes. O vereador também questionou a Prefeitura sobre quando será ligado o reservatório deste bairro com a rede de abastecimento, uma vez que desde a construção do bairro o reservatório e as residências são abastecidos através de caminhão pipa. 

vila eucaliptos

Avenida da Padroeira – Através de ofício, o vereador Edemilson pediu que sejam tomadas providências com relação ao asfalto da avenida da Padroeira, entre o bairro São Gabriel e Vila dos Eucaliptos. “O asfalto está cedendo e ainda é de responsabilidade da construtora do loteamento Vila dos Eucaliptos. É preciso o desentupimento dos bueiros, bem como refazer o asfalto no local, além de ampliar a rede de drenagem, pois as chuvas tem trazido consequências, principalmente neste pequeno manancial com assoreamento”.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.