esgoto bom retiro site

Na última semana o Vereador Edemilson Pereira dos Santos, acompanhado do colega de Casa de Leis, José Solano de Oliveira – Zezinho Cabeleireiro, visitou o córrego do Bom Retiro e fez um desabafo com o que viu:

“Córrego Bom Retiro: depois de tanto esgoto...agora com nova vida!

Depois de muitos anos o Córrego Bom Retiro voltou a ter vida... Por mais de cinco anos o esgoto dos bairros Bom Retiro, São Gabriel, Santa Edwirges e Santa Rita estava sendo despejado a céu aberto por tubulações rompidas e sem manutenção por parte do poder público.

Mas, essa história começou a mudar em meados de março deste ano, quando estive pela última vez filmando e fotografando o local, para fazer uma denúncia ao Ministério Público sobre o desmando do SAAE Ambiental e simbolicamente no dia 22 de março – DIA MUNDIAL DA ÁGUA – onde foi acatada pela Promotoria Pública.

Nossa atitude foi significativa para o início da despoluição, pois o SAAE e a SANESALTO foram intimadas a fazerem um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para resolver a questão no mês seguinte e hoje, as obras já estão prontas. Esta atitude, de fato, trouxe benefícios à comunidade local.

Por vários anos a coleta e o tratamento de esgoto foram deixados de lado por sucessivos governos, criando um ambiente insalubre, que propiciava o desenvolvimento de doenças com o seu poder destruidor.

Na manhã de quarta-feira, dia 30 de outubro, visitei o córrego novamente, acompanhado do vereador José Solano (Zezinho Cabeleireiro) e fiquei até emocionado de ver a água limpa que corria com a perfeita harmonia da natureza. Até consegui ter contato com a água sem medo.

Torço para que um dia o ser humano use a sabedoria para conservar o que temos de mais importante que é a água e deixe de jogar nas ruas os produtos diversos, tais como a lata de refrigerante, garrafas PET, sacolas plásticas, além do óleo de cozinha, que é jogado na rede de esgoto, entre outros objetos que são lançados diariamente nos rios...

Como já li em diversas reportagens, que se mantido o ritmo de degradação ambiental, num futuro bem próximo ao que muitos imaginam os homens estarão guerreando por água, ao invés de petróleo, com consequências muito mais sérias.

Mais uma vez agradeço os Vereadores que acreditaram no meu trabalho e assinaram comigo a denúncia à Promotoria Pública. São eles, José Solano, João Bispo, Edival Preto, Guina e Kiel.”