votos Capelania 1 site

Salto, 03 de outubro de 2019

Os vereadores Edemilson Pereira dos Santos e Márcio Conrado entregaram no último dia 22 de setembro, aos pastores e capelães Emílio Carlos Cutolo, Décio Félix da Silva e Nino Ribeiro (representado na ocasião pela capelã Adriana Vieira dos Santos), os Votos de Congratulações e Aplausos aprovados na sessão ordinária do dia 20 de agosto, pela dedicação e empenho na formação de capelães no Projeto Capelania de Salto.

A entrega foi realizada na Igreja Evangélica Pentecostal “O Brasil para Cristo” e ocorreu após a aprovação do Projeto de Lei de autoria do vereador Edemilson que dispunha sobre a regulamentação do serviço de Capelania no Município de Salto, votado na sessão ordinária do dia 17 de setembro.

Depois de o Projeto ter sido aprovado pela Câmara, foi sancionado pelo prefeito Geraldo Garcia e tornou-se a Lei Municipal nº 3.786, de 26 de setembro de 2019. A Capelania também é garantida pela Constituição Federal de 1988 – em seu artigo 5º, inciso VII –, pela Lei Federal nº 6.923/1981 e ainda pela Lei Estadual nº 10.066/1998.

votos Capelania 2 site

Sobre o Projeto Capelania de Salto – O Projeto formou 62 capelães no mês de julho. O curso foi aberto a toda a comunidade e um de seus momentos mais marcantes foi a realização da gincana que arrecadou 1.862kg de alimentos, os quais foram destinados para famílias carentes de nossa cidade e entidades como o Lar Frederico Ozanam e casas de recuperação de dependentes, fazendo parte da grade de estudos esses atos solidários.

Para concluir o curso e receber a certificação, os estudantes passaram por diversos aprendizados, principalmente formação e prática de ensino religioso, já que a Capelania é fundada na religião, sendo absolutamente necessário, porém aberto para todas as religiões, com o objetivo de auxiliar no atendimento aos cidadãos e levar uma mensagem de amor, conforto e assistência espiritual para o atendimento das necessidades dos que estão nos leitos dos hospitais, presídios, escolas, universidades e outras instituições.

Todos aprendem que devem estar disponíveis para ajudar a qualquer hora, estar espiritualmente estável, saber ouvir, ter excelente autocontrole de suas emoções, não se impressionar com o aspecto físico dos pacientes, ter boa saúde física e psicológica, submeter-se a regulamentos, ser perseverante, ter discernimento e sensibilidade na conversação, flexibilidade para sentir-se à vontade diante tanto de pessoas cultas como simples, ter uma formação espiritual, emocional e técnica para o trabalho de visitação à pacientes e seus familiares que enfrentam crises em função da doença, levar amor, conforto e esperança, viver a fé cristã através do atendimento espiritual, emocional, social, recreativo e educacional, sem distinção de credo, raça, sexo ou classe social, com o objetivo de levar uma palavra amiga, ou mesmo servir como ombro amigo. O capelão aprende técnicas, desenvolve estratégias de evangelismo e se torna preparado para prestar o apoio espiritual àqueles que precisam.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.