coreto

Salto, 03 de outubro de 2019

Nesta semana, o vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou uma sugestão e pedido à Prefeitura de Salto, para que seja implantado o Projeto Coreto Cultural na Praça da Matriz. “É preciso resgatar as tradições, voltando a utilizar o Coreto da praça para apresentações musicais, além de criar eventos diversos como exposição de fotografias, cantinho da leitura com troca de livros, disponibilizar para ensaios de dança, teatro, entre outros, transformando o local em um espaço de entretenimento e cultura para os saltenses e visitantes, com o foco de trazer os munícipes e visitantes para viver bons momentos”, explica.

Edemilson destaca que o espaço está atualmente abandonado, o que é de conhecimento da Administração e do secretário de Cultura, tendo em vista que a sede da secretaria fica a alguns metros do coreto, que está servindo como hospedeiro para moradores de rua, sendo ignorada a sua história pelo abandono por esta gestão.

“A proposta é transformar esse espaço em um local de encontro de artistas, oferecendo atividades durante toda a semana, disponibilizando para ensaios de artistas locais e de outros municípios, controlado pela Secretaria de Cultura, valorizando inclusive a cultura da cidade e a paisagem arquitetônica, afinal o local proporciona movimentação todos os dias devido à sua localização ao lado do Centro Universitário Ceusnp e Colégio Objetivo, além da Igreja Matriz e por ser marco zero da cidade. O objetivo é transformar em um ponto de ponto de encontro para artistas que não contavam com espaços para se apresentar no teatro ou outros lugares da cidade, tirando esse equipamento do ostracismo, com o foco para a passagem e parada obrigatória dos visitantes de nossa cidade nesse espaço de lazer que é um dos símbolos da cidade, com variadas modalidades de entretenimento cultural”, ressalta.

O vereador finaliza salientando que a ideia é valorizar os artistas da cidade e da região, além de contribuir para começar a movimentar o turismo em Salto, restaurando a vocação do Coreto como local de sociabilização da comunidade, transformando em um símbolo da cidade, com o apoio das secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na autorização para realização de apresentações musicais, entre outros eventos.

“Volto a reforçar a implantação de um albergue para acolher moradores de rua no município”, enfatiza o vereador Edemilson.

*Com foto e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.