Imprimir

xandao reuniao creas 2

Salto, 03 de outubro de 2019

Na quarta-feira, dia 02, o vereador Alexandre Martins “Xandão” esteve no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Salto para verificar sobre os atendimentos realizados às pessoas em situação de rua.

A reunião teve a participação da coordenadora do CREAS, Regiane Lombardi Domingues, além do coordenador técnico João Milioni e os integrantes do Grupo G-10, Wagner Navarro Soares e Pedro Augusto Camargo.

Durante o encontro, foi explicado são feitos atendimentos com equipe técnica formada por psicólogos, assistentes sociais e advogado, dando encaminhamento para posto de saúde, casa de acolhimento, elaboração de currículo, documentação, cadastro no programa de transferência de renda do Governo Federal, entre outros.

O vereador Xandão apontou sobre a quantidade de profissionais, sendo ressaltado que atualmente a demanda é atendida. Segundo Regiane, dentre as dificuldade enfrentadas estão o preconceito da sociedade e a falta de adesão destas pessoas em situação de rua, sendo que em muitos casos não conseguem restabelecer os vínculos familiares.

Nas instalações do CREAS, também é oferecido um local para banho diário, café da manhã semanal, lavagem de roupa três vezes na semana e um kit higiene (masculino e feminino), salientando que é complicado ter um número exato de pessoas em situação de rua no município, uma vez que há grande rotatividade. 

xandao reuniao creas 1

Coreto – Por meio de Requerimento enviado à Prefeitura, o vereador Xandão questionou sobre pessoas em situação de rua, há mais de um mês, estarem ocupando o coreto da praça Antônio Vieira Tavares, no Centro, externando sua preocupação com a saúde pública e o patrimônio público, reforçando que eles precisam do mínimo de apoio e dignidade, cobrando medidas da Administração Pública. No Jornal Taperá, edição do dia 28 de setembro, foi publicada uma matéria tratando do assunto, dizendo que um grupo de mais de 10 moradores de rua encontram-se abrigados no coreto em frente à Matriz. Sobre este fato, o coordenador técnico Milioni, esclareceu que já conversaram com estas pessoas, cuja maioria tem família em Salto; enfatizando que o coreto se tornará em um centro de exposição cultural permanente, com apoio da Secretaria de Cultura e outros parceiros, para que o local tenha utilidade para a cidade, com caráter cultural e educacional.

CREAS – Tem como missão garantir os direitos sociais de famílias e indivíduos em situação de ameaça e violação de direitos. Através de orientação, acompanhamento, apoio e articulação com a rede de atendimento, proporcionando a promoção de direitos, preservação dos vínculos familiares e comunitários e o fortalecimento da função protetiva da família.

CREAS – SALTO:

Rua Fagundes Varela, 75 – Jardim Três Marias

Tel.: (11) 4029-4643

E-mail: creas@salto.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 17h.