32 sessao

Salto, 11 de setembro de 2019

Na terça-feira, dia 10, foi realizada a 32ª Sessão Ordinária de 2019 da Câmara da Estância Turística de Salto, na qual o vereador Vinícius Saudino de Moraes por meio do Requerimento nº 301/2019, solicitou que a Prefeitura informe quando será iniciada a próxima Campanha de Vacinação Antirrábica e quais serão os pontos de vacinação, ressaltando que a disponibilização desta vacina aos munícipes é importante, haja vista que a mesma impedirá que os cidadãos e seus animais se contaminem com a raiva, a qual pode afetar a saúde das pessoas, desencadeando diversos sintomas, como febre, dor de cabeça, salivação excessiva, entre outros.

Com a Indicação nº 389/2019, o vereador requisitou que a Prefeitura realize a construção do passeio público na extensão da Rua Santa Rosália, no Jardim Nova Era. Segundo o vereador, o local é utilizado pelos moradores diariamente, e a falta de calçamento pode tornar esse trajeto perigoso e arriscado, especialmente para cadeirantes, carrinhos de bebê e pessoas com a mobilidade reduzida. Já pela Indicação nº 388/2019, pediu que seja realizada a limpeza e capinação da área pública localizada na Rua Miguel Orlandini, número 405, no bairro Jardim São João.

32 sessao 1

Confira os Requerimentos e Indicações encaminhados pelos vereadores:

Alexandre Martins “Xandão” – Pelo Requerimento nº 307/2019 pediu informações sobre a existência de ações para melhorar o problema do trânsito no entorno da Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat nos horários de entrada e saída de alunos da Escola Objetivo e da Faculdade Ceunsp. Com o Requerimento nº 308/2019 requisitou que seja informado sobre as mediadas tomadas para auxiliar as pessoas em situação de rua no município, em especial as que permanecem nas proximidades da Igreja Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat. Por meio do Requerimento nº 309/2019 pediu informações sobre a possibilidade de parceria entre o município e o SENAI para ofertar mais opções de cursos e vagas aos jovens em busca de qualificação profissional e do primeiro emprego.

Álvaro Pacheco – Com a Indicação nº 386/2019 solicitou a implantação de sinalização horizontal e vertical no cruzamento da Rua Acácio Rodrigues de Moras e Rua Vesúvio, no Jardim São João. Pela Indicação nº 387/2019 requisitou a manutenção e conservação do campo de futebol da Vila Norma, ao lado da creche.

Celso Charnoski “Alemão do Santa Cruz” – Através do Requerimento nº 306/2019 pediu à Prefeitura informações sobre a quantidade de pessoas que são responsáveis para fiscalizar as invasões em áreas públicas no município; como é feita essa fiscalização e quais as providências estão sendo tomadas nas áreas já invadidas e para cessar o problema. Por meio da Indicação nº 381/2019 requisitou o mapeamento das árvores que estão próximas a rede elétrica em todo o município. Com a Indicação nº 382/2019 solicitou que seja feita a limpeza e capinação na área pública localizada entre a rua Bandeirante Bartolomeu Pais de Abreu e Rua Bandeirante Manoel Gonçalves de Aguiar, no bairro Salto Ville.

Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” – Com o Requerimento nº 302/2019 pediu que a Prefeitura informe sobre a implantação de lombofaixa na Rua Estado de São Paulo, em frente à Comunidade São Pedro e São Paulo, conforme solicitado na Indicação nº 191/2019. Pelo Requerimento nº 303/2019 solicitou que seja informado sobre a Resolução do Departamento Estadual de Trânsito acerca dos carros abandonados nas ruas do município, conforme a Lei nº 3595/2016. Por meio da Indicação nº 390/2019 requisitou que seja providenciado o desentupimento das bocas de lobo localizadas na Rua Álvaro Costa, altura do nº 36, no Jardim Santa Marta III.

Edemilson Pereira dos Santos – Com a Indicação nº 383/2019, solicitou que seja feita a construção de uma lombofaixa na Avenida Dom Pedro II, próximo ao nº 1760, no Jardim São Francisco, onde existe uma lombada, para conter a velocidade dos veículos e proporcionar mais segurança aos pedestres na hora de atravessar a via, sendo um local de grande circulação de pessoas, tendo em vista a proximidade com Rodovias, Escola IFESP e vários comércios. Por meio do Requerimento nº 384/2019 requisitou a implantação de rampas de acessibilidade nas principais vias de nossa cidade (Centro e bairros), esquinas e canteiros centrais com maior fluxo de pedestres, com sinalização tátil de alerta, com objetivo de garantir a segurança das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, para oferecer segurança e autonomia dos espaços urbanos, respeitando direito básico de ir e vir da população. Pelo Requerimento nº 385/2019 pediu a criação de áreas de embarque e desembarque para carros de aplicativos nas principais vias do centro da cidade (9 de Julho, Dom Pedro II, Prudente de Moraes e outras), com o objetivo de  organizar e melhorar os serviços de transporte individual de passageiros, classificado em diversos países como transporte de interesse público.

José Benedito de Carvalho “Macaia” – Através da Indicação nº 377/2019, solicitou a colocação de três mesinhas com banquetas na área pública situada na Rua Francisco Barbosa de Abreu, altura do nº 2306, no Jardim Santa Efigênia. Pela Indicação nº 378/2019 requisitou a limpeza e manutenção das três vielas existentes no Jardim Santa Efigênia. Com a Indicação nº 379/2019 pediu a instalação de barras de aço cruzadas no bueiro localizado na Avenida Aimorés esquina com a Avenida Hilário Ferrari, no bairro Estação.

Luiz Carlos Batista “Luizão” – Com o Requerimento nº 304/2019 pediu que a prefeitura informe sobre a existência de algum estudo para melhorar o cruzamento da Rua Japão e Nações Unidas, para evitar acidentes, conforme solicitado na Indicação nº 80/2019. Pelo Requerimento nº 305/2019 solicitou informações sobre construção de uma área de lazer na área pública localizada na esquina das Ruas Japão e Marechal Deodoro, no Jardim das Nações, conforme solicitado na Indicação nº 124/2019. Por meio da Indicação nº 380/2019 requisitou a implantação de vagas para motos em frente ao Pronto Socorro Municipal e nas ruas laterais do Hospital Nossa Senhora do Monte Serrat.

- PROJETOS APRESENTADOS PELOS VEREADORES:

- Emenda Substitutiva nº 01 ao Projeto de Lei nº 36/2019 – Comissão de Justiça e Redação – Altera o artigo 2º do PL nº 36/2019.

**Para a 33ª Sessão Ordinária, a ser realizada no dia 17 de setembro (terça-feira), foram convocados os seguintes projetos para discussão e votação:

- PROJETO DE LEI Nº 27, DE 01 DE JULHO DE 2019 – Autoria da Prefeitura de Salto - “Autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do Programa FINISA – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento na Modalidade Apoio Financeiro destinado a aplicação em Despesa de Capital e a oferecer garantias e dá outras providências”.

- PROJETO DE LEI Nº 34, DE 06 DE AGOSTO DE 2019 Autoria do Vereador Vinicius Saudino de Moraes – “Institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município a “Semana Municipal de Conscientização do Autismo” criando o “Dia Municipal do Orgulho Autista” e dá outras providências”.

- PROJETO DE LEI Nº 39/2019, DE 16 DE AGOSTO DE 2019 – Autoria do Vereador Edemilson Pereira dos Santos“Dispõe sobre a regulamentação do serviço de capelania no município de Salto”.

**Confira na íntegra o vídeo da 32ª Sessão Ordinária de 2019.