Teste gravidez I

Salto, 06 de setembro de 2019

Nesta sexta-feira, dia 06, os vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado e Cícero Granjeiro Landim enviaram ofício ao chefe do Executivo e ao diretor geral do Hospital São Camilo, Domingos Sávio Alves de Faria, solicitando que sejam apurados, junto à Secretaria de Saúde e ao Itulab (Laboratório de Análises Clínicas de Itu Ltda.), procedimentos errôneos em relação à paciente Joice Aparecida Padilha Batista.

Os vereadores relatam no documento que por duas vezes a paciente teve resultados diferentes do exame de gravidez. “Na segunda-feira, dia 02, às 17h42, resultado positivo. Na terça-feira, a paciente questionou e foi dado o resultado positivo novamente, sendo solicitada nova coleta. E na quarta-feira, dia 04, às 8h53, outro resultado, desta vez negativo”, explicam.

Teste gravidez II

“Na segunda-feira, quando ela recebeu a notícia, imediatamente entrou em contato com a médica particular em Campinas, sendo orientada para comprar o medicamento Clexane (remédio para o tratamento da trombose), e foi medicada. Na quarta-feira, recebeu a notícia sobre o diagnóstico errado, sendo justificado que a ficha dela havia sido trocada. Apenas justificaram que trocaram o exame. Joice tinha saído dois dias antes toda feliz do hospital e, na quarta-feira, a única resposta foi que ‘erros acontecem’”, pontuam.

Teste gravidez III

A paciente encaminhou o seguinte texto:

“Boa tarde, gostaria de compartilhar com você uma denúncia no Hospital de Salto de troca de exames. No meu caso dei entrada no pré-parto com suspeita de gravidez, fizeram a coleta e depois de 2 horas me informaram que tinha dado positivo, eu questionei a veracidade do resultado e eles confirmaram que sim era positivo, aí refiz o teste em outro laboratório e deu negativo. Assim, voltei no Hospital de Salto no laboratório e disseram novamente que meu sangue tinha sido testado e novamente o resultado positivo, assim pedi que realizassem nova coleta, fizeram novamente e o resultado deu negativo, questionei o resultado e me disseram que meu exame foi trocado com outra pessoa e trocaram os resultados.”

“Quero relatar isso devido à falta de respeito e à falta de profissionalismo desses profissionais, o meu foi um exame de gravidez, mas e se fosse de uma doença grave e dessem o resultado errado?”

“Eu tenho um problema de trombose no útero e, devido ao resultado, só fui liberada depois de conversa com a médica do plantão do São Camilo que eu estava ciente da situação, que eu deveria me responsabilizar com a aplicação do Clexane. Eu me responsabilizei, comprei e tomei. Procurei minha medica particular, que cuida do meu caso, e relatei o resultado e iniciamos o tratamento de imediato.”

“Depois fui informada que trocaram meu exame! Acho uma falta de respeito. Penso nas milhares de pessoas que passam pelo Hospital e fazem exames diariamente.”

O ofício finaliza afirmando que “não podemos expor nossa população a erros dessa natureza. Sendo assim, ficarei no aguardo de um esclarecimento dos responsáveis citados acima”.

*Com informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.