reuniao Garotinho Cetesb site

Salto, 08 de agosto de 2019

O vereador Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” reuniu-se na manhã desta quarta-feira, dia 07, na Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) de Jundiaí com a gerente regional Renata Nogueira de Araújo Lóes e o engenheiro Lineu José Bassói. O representante do Legislativo saltense questionou os representantes da Cetesb, órgão responsável pela concessão de licenças ambientais de empreendimentos, sobre a possível construção de um Centro de Distribuição Logística (CDL) das Lojas Renner no bairro Jacaré, em Cabreúva, nas proximidades do ribeirão Piraí.

Garotinho vem demonstrando preocupação a respeito da possível construção de um grande galpão com 150.000 m2, área impermeável de 290.000 m2 e com previsão de passagem de 1.500 pessoas por dia, impactando diretamente no ribeirão Piraí – principal manancial que abastece o município de Salto –, já que abaixo do futuro Centro de Distribuição Logística não há nenhuma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).

A gerente Renata afirmou ao vereador que, no dia 17 de abril deste ano, foi realizada uma reunião na Cetesb de Jundiaí, com representantes das Lojas Renner, da Prefeitura de Cabreúva, dos proprietários do terreno em questão e de uma construtora, ocasião em que foi protocolado um pedido de parecer técnico ao órgão ambiental, o qual se encontra na fase de anexação de documentos. Também houve uma segunda reunião entre representantes da Prefeitura de Cabreúva com a Cetesb.

Os representantes da Cetesb informaram ainda que, caso o CDL venha de fato a ser instalado nas proximidades do Piraí, mesmo que tal empreendimento possua seu próprio sistema de tratamento de esgoto, não poderá lançar esses resíduos no ribeirão nem mesmo depois de serem tratados, tendo em vista que o local é uma APA (Área de Preservação Ambiental).

“Vou continuar acompanhando o andamento dessa possível obra, cobrando dos órgãos responsáveis a devida fiscalização, para que não haja nenhum prejuízo ao nosso ribeirão Piraí”, destacou Garotinho.