Jardim America

Salto, 19 de julho de 2019

Nesta semana, o vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou algumas solicitações ao chefe do Executivo saltense, pedindo a solução de problemas envolvendo queimada, vazamento de esgoto, canaleta de água pluvial e cratera em rua.

No final da tarde e início de noite da última segunda-feira, dia 15, uma área particular ao lado do Villagio Terra de Pedra, na rua Estados Unidos, no Jardim América, foi tomada pelo fogo, que e só contido pela chuva. Devido a isso, Edemilson cobra atenção da Secretaria do Meio Ambiente para a notificação e responsabilização do proprietário dessa área.

“Mesmo diante de comunicação ao Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, ninguém compareceu ao local para ajudar a minimizar a fumaça, que invadiu as residências. Se não tive chovido, o fogo teria atingido um bambuzal, e os moradores teriam que ter abandonar suas residências”, explica o vereador, que cita a Lei Municipal nº 3.480/2015, a qual prevê advertência e multa aos infratores, e pede que sejam verificadas as devidas responsabilidades pela Defesa Civil, além da notificação à Secretaria do Meio Ambiente para que as medidas legais possam ser tomadas, e, se necessário, encaminhadas à Polícia Ambiental e ao IBAMA para medidas cabíveis.

Esgoto Porto Seguro

Vazamento de esgoto – O vereador Edemilson solicita ao prefeito Geraldo Garcia que seja feita a manutenção com extrema urgência nas redes de esgoto rompidas nos bairros Porto Seguro e Santo Antônio. “Ambos os lugares estão trazendo problemas para a população e consequências para o meio ambiente. O primeiro está rompido na rede coletora da ponte da rua das Palmas, logo à frente de um espaço consertado há pouco dias. Já no bairro Santo Antônio, a localização mais fácil é no final da rua Itapiru, nas proximidades da ponte da rua das Rosas e da Sociedade Beneficente dos Empregados da Eucatex (SOBEE).

O representante do Legislativo saltense destaca também que a Administração Municipal precisa percorrer periodicamente os leitos para verificar os problemas e tomar as providências. “As omissões persistem, mesmo com ofício encaminhado por esta Casa de Leis. Fico no aguardo de providências e no despertar de mais eficiência dos departamentos responsáveis”.

Canaletas Nacoes

Canaleta de água pluvial – Em outro documento direcionado ao prefeito de Salto, Edemilson requisita a reconstrução da canaleta de água pluvial da rua Floriano Peixoto, em frente ao número 2.861, no bairro Jardim das Nações. “Desde que foi refeito o asfalto na Administração passada, por diversas vezes, em quase todas as esquinas, tiveram que ser feitas as manutenções, pois devido ao escoamento de água diariamente em um serviço de baixa qualidade tem trazido impacto aos moradores e comércios. A situação persiste e precisa de solução. Sugiro que seja feita a construção de galeria de água pluvial para evitar desperdício de dinheiro público ou que o serviço seja realizado com qualidade, porque a cada três meses está precisando ser refeito”, enfatiza.

Rua das Rosas

Rua das Rosas – De acordo com o vereador, a cada dia que passa aumenta a cratera dessa via, trazendo consequências para o assoreamento do córrego logo abaixo. “Esse local precisa ser transformado em uma ligação com a região da Vila Roma, Bela Vista e Centro da cidade. Portanto, são necessárias as devidas manutenções, podendo e devendo serem utilizados os materiais produzidos na Usina de Reciclagem de Resíduos Inertes da Construção Civil de Salto”, pontua.

O vereador Edemilson também volta a solicitar que seja feita uma limpeza em toda a extensão da rua das Tulipas e às margens do córrego, pois há muito lixo e móveis jogados, causando um verdadeiro aspecto de cidade abandonada.

Lixo

“Também gostaria que fosse estudada a possibilidade desta Administração em construir um pequeno Parque Ecológico ao redor desse leito que nasce nas proximidades das ruas Ligúria e Piemonte, fazendo foz com o córrego do Ajudante, porém tendo espaço livre para construção de pista de caminhadas, equipamentos de ginástica, iluminação, construção de lago e academia ao ar livre, até o espaço da rua Anselmo Duarte, no Jardim Santo Antônio. Além de recuperar a arborização e conservação do leito, oferecerá, ao mesmo tempo, lazer para os moradores dessa região”, finaliza.

*Com informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.