alunos sagrada familia visita 2

Salto, 18 de junho de 2019

A Câmara da Estância Turística de Salto recebeu, na segunda-feira, dia 17, a visita dos alunos da escola Sagrada Família. Na ocasião, todos foram recepcionados no plenário pelo presidente da Casa de Leis, Lafaiete Pinheiro dos Santos, e o vereador Alexandre Martins “Xandão”.

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio estavam acompanhados pelo professor de Ensino Religioso, Róger Antônio Vieira, que explicou a atividade foi desenvolvida com base no tema da Campanha da Fraternidade de 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas”.

Durante a conversa com quase 80 jovens, o presidente Lafaiete comentou sobre os procedimentos do trabalho realizado nas sessões ordinárias, bem como a forma de tramitação dos projetos, requerimentos e indicações.

Segundo o professor Róger, objetivo da visita foi conhecer o espaço físico de uma Casa Legislativa, complementando os estudos desenvolvidos pelo componente curricular de Ensino Religioso, Sociologia e Filosofia, reforçando a importância da participação dos jovens nas questões de políticas públicas do município.

alunos sagrada familia visita 1

No encontro, foi explicado que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio produziram vídeos tratando sobre o racismo, violência doméstica, feminicídio, e também entrevistas com alunos de escolas públicas enfatizando os problemas como ausência de professores e quantidade excessiva de alunos nas salas de aula.

Já os estudantes do 1º e 3º anos do Ensino Médio realizaram documentos contendo informações sobre temas de interesse da sociedade, como burocracia, saúde pública, falta de água, meio ambiente e desigualdade social.

Ao final, os alunos fizeram perguntas aos vereadores, e ainda aproveitaram a oportunidade para dar suas considerações e ideias sobre assuntos de meio ambiente, educação, questões sociais e econômicas de Salto.