Sessao Solene Meio Ambiente

Salto, 06 de junho de 2019

A Câmara da Estância Turística de Salto realizou na quarta-feira, dia 05, a Sessão Solene do XIX Prêmio Câmara do Meio Ambiente, cujo tema foi “Áreas verdes urbanas: mais qualidade de vida nas cidades”. Esta edição teve como objetivo fazer com que os alunos refletissem sobre a importância da criação e preservação de áreas verdes urbanas, de forma a garantir a qualidade de vida nas cidades e a conscientização sobre o uso sustentável dos recursos naturais.

Neste ano, foram inscritos 610 trabalhos – somando as categorias desenho, cartaz e texto dissertativo-argumentativo –, com a participação de alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e particulares de Salto. Na ocasião, os vereadores entregaram um certificado e um mini bonsai como premiação aos vencedores.

Vencedores do Prêmio Câmara de Meio Ambiente 2019

Os vencedores na categoria desenho foram: Helena Bergantin de Paula (3º lugar); Lucas Augusto Lorençon de Azevedo (2º lugar); Gabriel Bellini Camargo (1º lugar).

IMG 0761 site

IMG 0766 site

IMG 0771 site

Já na categoria cartaz, as vencedoras foram: Lavínia Gonçalves Duarte (3º lugar); Rebeca Umbelino Martins (2º lugar); Sabrina de Oliveira (1º lugar).

IMG 0776 site

IMG 0780 site

IMG 0784 site

Na categoria texto dissertativo-argumentativo, os vencedores foram: Anna Flávia Nunes (3º lugar); Luisa Ferreira dos Santos (2º lugar); Francisco Gustavo de Almeida Neves (1º lugar).

IMG 0788 site

IMG 0791 site

IMG 0795 site

Homenageados com o Prêmio Câmara Especial de Meio Ambiente

Na solenidade, também foi entregue pelo Legislativo saltense o Prêmio Câmara Especial de Meio Ambiente, que anualmente presta homenagem a uma empresa, entidade ou pessoa de Salto, que vem se destacando no apoio ou execução de projetos ambientais. Este ano, foram escolhidos os senhores Aparecido Antonietti, Antonio José Fidélis, Antonio da Silva “Ferrinho” e Luiz Roberto de Souza, que há vários anos cuidam de duas áreas verdes no Jardim Elizabeth.

Homenageados Premio Especial

Aparecido Antonietti e Antonio José Fidélis são moradores do Jardim Elizabeth e Antonio da Silva “Ferrinho” é morador da Vila Teixeira. Os três cuidam há décadas da área verde da rua Escócia, beirando a avenida Getúlio Vargas. Eles plantaram muitas das árvores lá existentes, inclusive árvores frutíferas, e ainda plantam mudas e diariamente regam o local. Já Luiz Roberto de Souza, também morador do Jardim Elizabeth, prepara mudas de árvores em sua casa e depois realiza o plantio e a irrigação na área verde localizada na rua Itália, cuidando do local há três anos.

Votos de Congratulações e Aplausos

Durante a solenidade, também foram entregues os Votos de Congratulações e Aplausos aprovados na sessão ordinária do último dia 04 de junho, por meio do Requerimento nº 182/2019, de autoria dos vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado, Cícero Granjeiro Landim e Lafaiete Pinheiro dos Santos.

Receberam os Votos o presidente da Associação das Indústrias de Salto (ASSISA), Thiago José Isola; o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto (AEAAS), Paulo Takeyama; a presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Salto (ACIAS), Francisca Neide Rufino da Silva de Lima; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Salto, Juliano Hyppólito de Sousa.

Homenageados Votos Congratulacoes Aplausos

Os Votos de Congratulações e Aplausos foram concedidos a essas entidades saltenses por terem promovido a 1ª Conferência de Despoluição do Rio Tietê, realizada pela Fraternidade Solidária Saltense no último sábado, dia 1º de junho, no Auditório Brasital do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), em Salto.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, Lafaiete Pinheiro dos Santos, e contou com a presença dos vereadores Alexandre Martins “Xandão”, Cícero Granjeiro Landim, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Edemilson Pereira dos Santos, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Luiz Carlos Batista Luizão”, Márcio Conrado, Otávio José Castanha Miralhes e Roberto Natalino Silveira. Também estiveram no evento pais e mães de alunos, professores e diretores de escolas; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Evelise Padovani Monteiro, representando o dirigente regional de ensino, professor Claudemir Braz de Campos; o secretário de Meio Ambiente, César Piva; e o prefeito de Salto, Geraldo Garcia.

Confira na íntegra o vídeo da Sessão Solene do XIX Prêmio Câmara de Meio Ambiente.