Marcio Conrado Casa da Crianca 1

Salto, 15 de maio de 2019

O vereador Márcio Conrado esteve nesta terça-feira, dia 14, na Casa da Criança de Salto. O representante do Legislativo entregou ofício aos representantes da entidade, comunicando que destinou R$ 5 mil para aquisição de gêneros alimentícios, por meio das emendas impositivas ao orçamento municipal de 2019, que foram votadas e aprovadas no fim do ano passado pelo Plenário da Câmara. Márcio Conrado esteve no local acompanhado do vereador Cícero Granjeiro Landim.

Marcio Conrado Casa da Crianca 3

Sobre a Casa da Criança – A Casa da Criança foi fundada em 25 de outubro de 2002 e é uma entidade beneficente de “Assistência Social de Atendimento”, estando inscrita no CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) desde 2005 e no CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) desde 2006.

Inicialmente eram atendidas crianças de seis meses a seis anos, em sistema de creche, das 7h às 18h. Os recursos financeiros provinham da população que compunha, de forma voluntária, o quadro de recursos humanos e eram coordenadas pela pedagoga fundadora da instituição.

Em seu terceiro ano de fundação, em um novo prédio, passou a oferecer educação infantil – pré-escola, para crianças de cinco e seis anos. Nessa ocasião, o atendimento já ultrapassava 120 crianças, atendidas até os sete anos de idade.

A instituição passou a aceitar contribuições dos pais, que dependiam da casa para deixarem seus filhos e assim se liberarem para o trabalho. Manteve a gratuidade para famílias de classe trabalhadora de baixa renda. Por volta do sexto ano de fundação, a instituição ampliou o atendimento para crianças de até 12 anos.

Com histórico de atendimento a crianças em situação de risco social, oriundas de famílias fragilizadas em situação de vulnerabilidade, a instituição decidiu priorizar o atendimento a essas famílias e ofertar, gratuitamente, todo e qualquer serviço a essa população.

Devido ao alto custo para manutenção do atendimento, a instituição diminuiu a carga horária, atendendo o público-alvo em contraturno escolar, passando a atender adolescentes de até 15 anos de idade. Atualmente, além de atender crianças a partir de seis anos de idade, expandiu o atendimento para adolescentes de até 17 anos.

Marcio Conrado Casa da Crianca 2