seguranca escolas 3

Salto, 18 de março de 2019

Na segunda-feira, dia 18, os vereadores Edemilson Pereira dos Santos, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Lafaiete Pinheiro dos Santos e Márcio Conrado encaminharam ao Prefeito de Salto, Geraldo Garcia, e ao comandante da Polícia Militar, capitão Ricardo Teobaldo, ofício requisitando que sejam tomadas medidas referentes à segurança nas escolas estaduais e municipais de Salto.

“Vale lembrar que os policiais militares de Itu cumpriram um mandado de busca e apreensão na residência de um adolescente de 16 anos, a pedido do Ministério Público, na manhã do último sábado, sendo localizadas diversas armas brancas, como facas; além de celulares e camisetas com desenhos de caveira, tendo em vista de o jovem ter realizado postagens com conteúdo de violência publicadas em suas redes sociais apoiando o ocorrido na escola de Suzano”, salientaram os vereadores.

No ofício, ainda é enfatizado que após a divulgação pela imprensa local que este indivíduo estaria ameaçando - através do aplicativo Whatsapp - atacar as escolas de Salto, alunos e familiares entraram em pânico, bem como professores e funcionários em geral das escolas municipais, estaduais e particulares.

seguranca escolas 2

Manifestação pacífica - Na manhã desta segunda-feira, dia 18, ocorreu uma manifestação pacífica com cerca de 50 pais de alunos na E.E. Padre Francisco Rigolin (CAIC), no bairro Salto Ville, os quais pedem segurança, através da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. Estiveram presentes os vereadores Edemilson e Macaia, e também o presidente do Conselho Municipal de Educação, Rodrigo Lucas de Oliveira, convidando os pais e a direção da unidade escolar para participarem da reunião do Conselho na quarta-feira, dia 20, na qual estarão presentes o secretário da Defesa Social, Redcliff Sierra dos Santos e o comandante da PM, Capitão Ricardo Teobaldo.

seguranca escolas 1

Providências – Os vereadores pedem a presença de policiais nas unidades escolares, enfatizando que os centros educacionais municipais são monitorados por sistema de câmeras, mas que não é o suficiente. “É preciso a implantação de fato da Ronda Escolar, além de equipamento de portas com detector de metais, catracas, identificação dos visitantes nos portões de entrada, adotar medidas para abrir e fechar os portões, padronização dos uniformes e a contratação de controladores de acesso para atuar na portaria”, explicou o vereador Edemilson.

Reunião – Nesta segunda-feira, dia 18, os vereadores também conseguiram se reunir com o capitão Ricardo Teobaldo, tratando sobre todo o ocorrido e pedindo que sejam tomadas ações com urgência, acalmando a população e familiares dos estudantes. Na oportunidade, aproveitaram para enfatizar que o Legislativo Saltense está à disposição para colaborar e discutir sobre a questão da segurança nas escolas.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.