Garotinho Cetesb

Salto, 15 de março de 2019

Na tarde desta quinta-feira, dia 14, o vereador Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” reuniu-se na Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) de Jundiaí com o engenheiro Lineu José Bassói. O motivo da reunião foi o mau cheiro recorrente exalado pela Estação Elevatória de Esgoto localizada na rua Rio Grande do Sul, no bairro São Pedro e São Paulo.

O vereador Garotinho relatou ao representante da Cetesb que moradores e comerciantes estão reclamando que o mau cheiro atinge o bairro todo, sendo de suma importância a realização de uma análise, bem como a averiguação da qualidade do ar no bairro.

O engenheiro Lineu explicou que a estação elevatória do São Pedro e São Paulo é de responsabilidade da Conasa Sanesalto, assim como outras nove no município, e há mais cinco estações administradas pelo SAAE.

De acordo com Lineu, a maioria das elevatórias possui um tanque que armazena todo o líquido recebido, até que este seja escoado para a Estação de Tratamento de Esgoto. Nesses tanques são aplicados produtos químicos que neutralizam o odor exalado pelo esgoto, e a causa do mau cheiro pode estar ligada a uma dosagem incorreta dos produtos ali lançados, especialmente em dias mais quentes, quando o odor tem ficado mais forte.

Foi destacado na reunião que uma equipe volante percorre diariamente cada elevatória a fim de verificar se todos os equipamentos ali presentes estão em perfeito funcionamento. E também foi abordada a instalação de geradores de energia nas estações elevatórias a cargo do SAAE.

“Vou agendar uma conversa com o superintendente da Conasa para cobrar a solução desse problema, seja corrigindo a dosagem dos produtos aplicados no tanque ou então de outra maneira”, afirmou o vereador Garotinho após a reunião.