ceramica guarau

Salto, 07 de fevereiro de 2019

Em seu constante trabalho de vistoria pelos bairros de Salto, o vereador Edemilson Pereira dos Santos requisitou nesta semana, ao prefeito Geraldo Garcia, uma série de providências para várias localidades da cidade.

Em um dos casos, após a ocorrência de um incêndio no último domingo, dia 03, na antiga propriedade da Cerâmica Taperá, no bairro Guaraú, houve um grande transtorno aos moradores de toda essa região do Guaraú e Salto de São José. O representante do Legislativo questiona o motivo pelo qual a Secretaria do Meio Ambiente de Salto, bem como a Administração, têm se omitido em multar essa propriedade particular pelo abandono, mesmo diante de solicitações de vereadores e da população.

“Conforme a Lei Municipal nº 3.480/2015, os proprietários de terrenos têm que mantê-los com menos de 30cm de grama, com o intuito de evitar a proliferação de animais peçonhentos, causar doenças ou poluição visual e não permitir que tenha entulhos e lixos domésticos nos terrenos, inclusive sobras de poda ou roçagem”, destacou Edemilson, pedindo o envio de cópias de todas as notificações aos responsáveis desde 2017. “E agora, prefeito, essa propriedade será multada? Ou os grandes proprietários de glebas têm proteção deste governo?”, questionou.

marilia cidade

Cidade e Marília – Edemilson solicita atenção da Secretaria do Meio Ambiente, principalmente para o espaço público entre as ruas Campinas e Valinhos, ligando até a rua Indaiatuba, nos bairros Jardim Cidade e Jardim Marília. “Os moradores pedem mais atenção, pois estão abandonados pela Administração. Desde 2017 até o presente momento, nenhuma benfeitoria ou melhoria nas vias foi feita a essa região baixa, que tem uma grande população devido aos complexos de prédios”.

O vereador também volta a pedir atenção para as famílias que estão morando em barracos no Jardim Marília, na área verde entre as ruas Lins, Valinhos e Vinhedo, porém sem nenhum pronunciamento desta Administração, sobre um Programa Municipal de Desfavelamento ou regularização das famílias nesse local, ou mesmo de manutenção e limpeza, para oferecer um mínimo de dignidade às pessoas que vivem nessas moradias precárias, em estado de vulnerabilidade.

bandeirantes sontag

Bandeirantes e Sontag – Em outro ofício, está sendo requisitada a notificação de todos os proprietários de terrenos particulares nos bairros Jardim Bandeirantes e Jardim Sontag, além das propriedades nas proximidades dos condomínios Ilha das Águas e Costas das Areias.

“Os terrenos privados precisam ser tratados com muita vigilância e fiscalização, com os rigores da Lei e as punições aos infratores, afinal vêm trazendo altos prejuízos à saúde da população e à segurança pública, decorrentes do abandono. Infelizmente, em muitas propriedades ocorre descarte irregular de lixo e entulhos, nos terrenos com mato e sem muros ou alambrado, obrigando os moradores vizinhos a conviver com insetos e animais peçonhentos”, afirmou.

avenida brasilia

Avenida Brasília – O vereador Edemilson pede ainda que seja feita a manutenção com urgência em uma cratera que está se abrindo na avenida Brasília, próximo à empresa Lonza do Brasil e ao condomínio Terras de Monte Serrat. “Esse local é de importante acesso para a rodovia Salto/Piracicaba e aos moradores do bairro Vila Martins. É uma via de trânsito pesado, por esta parte baixa ser próxima de um pequeno distrito industrial. As bocas de lobos precisam de manutenção, bem como a limpeza da canalização que está com entupimento, por esse motivo cria a cratera no asfalto e a transforma em grande obstáculo”.

hilario ferrari

Avenida Hilário Ferrari – Outra solicitação diz respeito à Secretaria do Meio Ambiente, para que faça a limpeza urgente em um trecho da avenida Hilário Ferrari, no espaço atrás do ponto de ônibus em frente à antiga Huzzi. “O mato está grandioso e o local serve de esconderijo para pessoas de má fé, tendo em vista que o ponto recebe muitos usuários do transporte coletivo”.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.