CECAP

Salto, 16 de janeiro de 2019

Em seu trabalho de fiscalização de problemas nos bairros de Salto, nesta semana, o vereador Edemilson Pereira dos Santos comunicou o chefe do Executivo saltense, prefeito Geraldo Garcia, a respeito de problemas nos bairros Cecap, São Judas Tadeu, Marília, Independência, Centro e Vila Martins.

Cecap – Edemilson pediu, no documento, que seja feita, pelo SAAE, a substituição da rede de distribuição de água da rua da Pátria, no bairro Nossa Senhora do Monte Serrat (Cecap), pois os moradores estão sofrendo para a falta do líquido nas torneiras, devido ao fato de ser uma tubulação de ferro com cerca de 40 anos, que está quase toda bloqueada pela existência de incrustações que obstruem a passagem da água, fazendo com que os contribuintes tenham água somente à noite.

“Em algumas residências, a água não tem nem força para subir no reservatório. Somente a substituição da tubulação antiga garantirá a regularidade e qualidade na distribuição de água potável, pois quase todos os dias o líquido chega sujo às torneiras, devido à formação de uma crosta de ferrugem por dentro da rede. Também é necessária a substituição de todos os ramais das residências”, explica o vereador, destacando que essas solicitações vêm desde a gestão passada, bem como são promessa da atual diretoria do SAAE, de que os serviços seriam realizados até setembro de 2018, segundo os moradores, que têm diversos registros e solicitações feitos na autarquia.

cavaletes 1

Cavaletes – Em outro pedido feito ao SAAE, o representante do Legislativo saltense voltou a solicitar a reconstrução do asfalto na rua São Pedro, em frente aos números 436 e 472, onde foram feitas intervenções há meses, e o asfalto continua sem a devida manutenção, com buracos e obstáculos aos pedestres e motoristas.

“Na esquina entre as ruas São Pedro e São Tomé, um grande afundamento está oferecendo perigos a todos que passam pelo local, necessitando de intervenção com urgência”, afirma Edemilson, apontando também um afundamento na rua Tietê, esquina com a rua Orlândia, no bairro Jardim Marília. “Há meses permanece um cavalete no local, trazendo transtorno, pois essa região é muito movimentada por caminhões por conta da empresa Eucatex”.

cavaletes 2

Outro bairro que demanda atenção é o Jardim Independência. Faz mais de três meses que vários cavaletes permanecem na esquina entre as ruas Antúrio e Amarílis. Na época, foi realizada uma intervenção do SAAE, e até hoje não foi refeito o asfalto.

“Muitos cavaletes continuam “enfeitando” as ruas e calçadas da cidade por falta de conclusão dos serviços do SAAE, como em frente ao número 862 na rua Quintino Bocaíuva e no número 849 da rua 24 de Outubro, em frente à Apeoesp Subsede Salto, o que reflete a falta de gestão desse órgão da Administração Indireta”, enfatiza.

Vila Martins

Vila Martins – O vereador também requisitou novamente explicações da Administração Municipal referente à Estação Elevatória de Esgoto do bairro Vila Martins. Os dejetos continuam sendo jogados diretamente no córrego que tem nascente nas proximidades, contribuindo para grandes danos ao meio ambiente, sendo que esse leito abastece propriedades logo abaixo, como serve também para matar a sede dos animais dessas propriedades.

“Volto a solicitar uma solução definitiva para o problema. O SAAE não pode continuar fazendo os lançamentos de esgoto in natura em nossas águas e áreas de preservação permanente, pois estão colocando em risco a fauna e flora que há no local. Peço mais responsabilidade deste Executivo para termos um meio ambiente ecologicamente equilibrado, afinal o tratamento do esgoto é um serviço essencial e uma questão de amor pela cidade, que parece estar distante do gestor do SAAE”, ressalta, cobrando mais uma vez a paralisação da cobrança da taxa de tratamento de esgoto de parte dos moradores do bairro, pois não estão tendo a adequada contraprestação do serviço público, não se mostrando razoável o pagamento, pois não está sendo prestado o serviço de tratamento.

CPFL poste

CPFL – Em outro ofício, o vereador Edemilson cobrou providências da CPFL (Companhia Piratininga de Força e Luz), para substituição de um poste de concreto na avenida Walter Nardelli, nas proximidades do bairro Santa Marta e do Condomínio Guarujá, necessitando o mais breve possível uma inspeção técnica para verificar as condições de segurança do equipamento e programar a substituição do poste, que apresenta rachaduras.

“A preocupação dos moradores dessa região é que esse poste sustenta a rede principal, com cabos e outros equipamentos que compõem a rede de distribuição de energia elétrica. Ficamos no aguardo da manutenção o mais breve possível, pois o equipamento está tombando e pode causar acidentes”, salienta.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.