saae reuniao 2 2

Salto, 16 de janeiro de 2019

Na terça-feira, dia 15, os vereadores da Câmara de Salto estiveram reunidos com o superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Pérsio de Paula, em atendimento ao Requerimento nº 405/2018, de autoria dos vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Cícero Granjeiro Landim e Márcio Conrado, para tratar a respeito das ações e trabalhos realizados pela autarquia, principalmente sobre o abastecimento de água no município.

Com relação à rede de abastecimento na rua Amarílis, no Jardim Independência foi apontado que a questão foi resolvida em novembro, após levantamento de pressão que estava normal, verificou-se o problema em um registro antigo que não estava obedecendo aos comandos e já foi trocado.

Sobre melhorar a pressão nas torneiras de algumas ruas do bairro Santa Marta, o superintendente explicou que a resolução seria trocar as redes principais ou setorizar esta região. “Vamos trocar e é um transtorno enorme para população, é complicado, mas a previsão é que até o final deste ano consiga fazer este trabalho”.

saae reuniao 2 1

Na ocasião, o diretor técnico do SAAE, Fernando Sérgio Mancilha Neves, explanou a respeito da cobrança por média, que ocorre quando não se consegue fazer a leitura da água no hidrômetro e assim não teria como ser feita a cobrança, então é realizada a média dos últimos doze meses. “A cobrança por média só é feita quando não tem o acesso à residência para que não fique sem a cobrança. E, de acordo com o nosso regulamento o contribuinte tem que passar a sua medição para frente da residência”, pontuou o diretor operacional do SAAE, Caio César de Oliveira.

Pérsio também enfatizou que o SAAE está investindo em equipamentos eletrônicos mais modernos para poder encontrar os vazamentos, que é um grande problema pelo fato das redes da cidade serem antigas. E, sobre a setorização do Jardim das Nações disse que será feita, com troca da rede de esgoto e água.

O superintendente ainda foi cobrado sobre o atendimento telefônico do SAAE e a divulgação das operações de abastecimento quando houver rompimento, através das mídias sociais e carro se som. “Temos procurado fazer isso e melhorou bastante, mas estamos desenvolvendo para que esta divulgação seja melhor feita. E temos um apoio grande da Prefeitura e vamos procurar melhorar”.

O superintendente aproveitou a oportunidade para enfatizar os investimentos feitos em 2017 e 2018, com reservatórios, frota (aquisição de caminhões, retroescavadeira, entre outros); equipamentos (troca das quatro bombas de captação do rio Piraí, aquisição de três geradores para elevatórias, instalação de medidores de vazão nas captações e implantação de CCO – Centro de Controle Operacional); infraestrutura (implantação do 4º módulo do tratamento de água na ETA João Jabour, automação da lavagem dos filtros da ETA Bela Vista, entre outros) e ações (troca de ramais de duas ruas no CECAP, melhoria na distribuição de água no bairro Santa Marta, lavagem das principais caixas d’água, entre outros).

O presidente da Câmara de Salto, Lafaiete Pinheiro dos Santos, conduziu a reunião que contou com a presença dos vereadores Márcio Conrado, Luiz Carlos Batista, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Edemilson Pereira dos Santos, Celso Charnoski “Alemão”, Cícero Granjeiro Landim, Divaldo Aparecido dos Santos, Ezequiel de Souza Damasceno, Antônio Cordeiro dos Santos, Alexandre Martins “Xandão” e Vinícius Saudino de Moraes. Também participaram o secretário de Governo, Gilmar Mazetto, o chefe de gabinete, Jesuíno Dutra e o técnico químico do SAAE, Jeferson Blanco.

Telefones de contato do SAAE: 0800 779 6300

Ouvidoria: (11) 4021-3234

Plantão/Comercial: (11) 4602-6370

Confira na íntegra o vídeo da Reunião SAAE e Vereadores.