Presidente da AEAAS usa tribuna para divulgar a Semana Tecnológica Tripartite

38ª sessão ordinária - tribuna livre com Paulo Takeyama 3

Salto, 24 de outubro de 2018

Na 38ª Reunião Ordinária de 2018, realizada na terça-feira, dia 23, na Câmara da Estância Turística de Salto, fez uso da Tribuna Livre o presidente da AEAAS (Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto), Paulo Takeyama.

Em sua fala, aproveitou para divulgar a Semana Tecnológica Tripartite - que será realizada com a parceria das associações de Engenheiros de Salto, Itu e Indaiatuba. O evento tem como tema “Orgulho Tecnológico de meu país”, e acontece de 29 a 31 de outubro, das 19h às 22h, no auditório principal do CEUNSP de Salto (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), abordando assuntos como projeto submarino nuclear, carro elétrico, entre outras novidades do setor.

Os interessados podem se inscrever pelo site: www.semanadeengenharia.com e as inscrições são gratuitas para os três dias.

38ª sessão ordinária - tribuna livre com Paulo Takeyama 4

Confira as Indicações e os Requerimentos encaminhados pelos demais vereadores:

Alexandre Martins – Pela Indicação nº 352/2018 pediu que seja feita a limpeza do mato do lago do Parque do lago, bem como a retirada das plantas aquáticas, que recobrem a lâmina de água do lago, ressaltando que o grande volume e altura do mato favorecem a presença de animais e dentre esses, as capivaras, que são hospedeiros amplificadores da bactéria causadora da febre maculos. Com o Requerimento nº 377/2018 solicitou que a Prefeitura informe qual era o número de faltas de pacientes que houve no início do ano passado, por especialidade nos postos de Saúde, e também no Hospital Municipal e qual o número de faltas que existe hoje; quais as medidas foram adotadas para diminuir o número de faltas; devido ao tempo entre a marcação e a consulta, se existe contato com os pacientes, via telefone, e-mail ou outro, para confirmar a presença na consulta; e se em caso de não comparecimento são comunicados os próximos da lista para comparecer. Através do Requerimento nº 379/2018, ressaltou que já recomendou anteriormente melhorias no Núcleo Habitacional Santa Terezinha, com destaque para placas de identificação das ruas, ligação de rede de água e esgoto e pavimentação nas ruas. Sendo assim, questionou a Prefeitura sobre quais ações foram realizadas; se não, há previsão para a realização de melhorias; e qual o prazo e custo das obras.

Celso Charnoski “Alemão do Sta. Cruz” – Com a Indicação nº 359/2018, pediu que seja implantada canaleta para escoamento das águas pluviais, na rua José Ustrito esquina com a rua Pedro Garavello, no Bairro Monte Pascoal. Também requisitou pela Indicação nº 360/2018 que a Prefeitura proceda a ampliação da quantidade de cadeiras de rodas no Pronto Socorro do Hospital São Camilo. Com a Indicação nº 361/2018 pediu a limpeza e capinação na calçada da Escola Cemus IX, localizada na rua Henrique Dias esquina com a rua Pedro Garavello, no Bairro Jardim Santa Cruz.

Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” – Com o Requerimento nº 376/2018 questionou o que a Prefeitura tem de planejamento no sentido de “desfavelar” o município; se o governo planeja construir casas para as pessoas de baixa renda; Se sim, quantas; e o que o setor competente planeja para ajudar o cidadão a conquistar a sua moradia. Por meio do Requerimento nº 378/2018 questionou se existe algum projeto de melhoria no bairro Vila Flora e Jardim Santa Terezinha; Se sim, quando será dado inicio as obras de melhorias; Se não, qual motivo.

Edemilson Pereira dos Santos – Com o Requerimento nº 373/2018, pediu que a Prefeitura informe se tem projeto ou estudo para implantação de Posto de Combustível para abastecer a frota municipal, tendo em vista os altos valores gastos com etanol, gasolina e diesel, que chegam a quase R$ 1,5 milhão por ano; Se a Prefeitura tem projeto ou proposta para criar ferramenta capaz de detalhar, com dados oficiais, o consumo de combustível através de um cartão com chip de abastecimento, para fazer o controle rigoroso, de acordo com a média de consumo e a quilometragem rodada ou horas trabalhadas da frota municipal; e qual o modelo atual que a Prefeitura tem para controlar os gastos de combustíveis. Pelo Requerimento nº 374/2018, requisitou o relatório de empresas contratadas desde janeiro de 2017, para a prestação de serviços especializados de engenharia para a elaboração de projetos executivos, em todos os setores ou Secretarias, bem como os valores, serviços executados ou em andamento, além de todos os valores empenhados e pagos. Por meio do Requerimento nº 375/2018 questionou - conforme a Constituição Federal, Artigo 31, § 3º as contas dos Municípios ficarão, durante sessenta dias, anualmente, à disposição de qualquer contribuinte, para exame e apreciação, o qual poderá questionar-lhes a legitimidade, nos termos da lei – assim, pediu que a Prefeitura informe qual a data que os munícipes poderão ter acessos a estes documentos públicos.

José Benedito de Carvalho “Macaia” – Com a Indicação nº 356/2018 pediu que seja feita a poda das árvores situadas na rua Sérgio Marques da Cruz, nas chácaras existentes próximo ao Bairro Laguna. Pela Indicação nº 357/2018 requisitou que a Prefeitura proceda o conserto da guia da calçada na rua Bernardo Pereira de Vasconcelos, altura do número 270, no Jardim Monte Pascoal. Através da Indicação nº 358/2018 pediu que sejam trocadas as lâmpadas queimadas no canteiro central da Avenida Cásper Líbero, no Jardim Santa Cruz.

Márcio Conrado – Por meio da Indicação nº 353/2018pediu que realize o tamponamento de buraco na rua Mônaco, 350, Jardim Celani. Já com a Indicação nº 354/2018 solicitou que seja feita a manutenção do playground localizado no Pavilhão das Artes. Através da Indicação nº 355/2018 requisitou o tamponamento de buraco na rua Floriano Peixoto, próximo à entrada do Condomínio Hermenegildo Milioni, sentido bairro Jardim das Nações ao Centro.

Vinícius Saudino de Moares – Com a Indicação nº 350/2018 pediu que seja feito um estudo técnico para implantar uma lombofaixa, na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Supermercado São Vicente, com objetivo de reduzir a velocidade dos carros que trafegam pelo local, que é incompatível com a via, visando à segurança dos pedestres e evitar acidentes. Pela Indicação nº 351/2018, solicitou que a Prefeitura faça a construção de uma calçada na Avenida Santa Rosália, no Jardim Nova Era.

PROJETOS APRESENTADOS PELOS VEREADORES:

- Projeto de Lei nº 038/2018 – Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” - Institui o mês “Setembro Amarelo” no município da Estância Turística de Salto.

- Projeto de Lei nº 039/2018 – Mesa da Câmara – Modifica o artigo 1º da Lei 3648/2016 – Rua Estado do Pará.

- Projeto de Lei nº 040/2018 – Mesa da Câmara – O trecho compreendido entre o Lote 07 da Quadra D do Residencial São Bento – Sea Port até a divisa com o Loteamento Jardim das Nações – Lote 01 da Quadra 02 e Lote 20 da Quadra 01, passa a ter a denominação de Rua Marechal Deodoro da Fonseca.

- Projeto de Lei nº 041/2018 – Mesa da Câmara – Altera a denominação da Rua 04 da Lei 3681/2017 para José Mazzi (Géi).

**Para a 39ª Sessão Ordinária, a ser realizada no dia 30, não foi convocado projeto para discussão e votação.

Confira na íntegra o vídeo da 38ª Sessão Ordinária de 2018.