Secretaria Municipal de Saúde realiza Audiência Pública na Câmara

audiencia-publica-saude-1

Salto, 1º de outubro de 2018

Na manhã de sexta-feira, dia 28, na Câmara de Salto, foi realizada a Audiência Pública para prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde referente ao segundo quadrimestre de 2018 – meses de maio a agosto. Servidores da pasta e o secretário Dr. Flávio Francisco Vitale Filho apresentaram os dados desse período, que abordou o financiamento da saúde (recursos federais, estaduais e municipais), as despesas pagas pela secretaria no último quadrimestre e as emendas de deputados federais e estaduais para aquisições de equipamentos e veículos – o total de recursos solicitados em 2017 e 2018 foi de R$ 7.539.970,00.

Em seguida, a apresentação tratou do número de médicos na rede municipal, da quantidade de atendimentos médicos na rede básica de saúde e em cada uma das especialidades, dos atendimentos no Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), no novo local do Setor de Fisioterapia, no Programa “Melhor em Casa”, no CISM (Centro Integrado de Saúde da Mulher), no Programa “Acalento”, no Ambulatório de Saúde Mental, no CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) e CAPS-AD (Álcool e Drogas), dos agendamentos de consultas e exames na Central de Regulação, dos serviços odontológicos e da assistência farmacêutica, do Setor de Transportes, dos atendimentos realizados pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), das ações da Vigilância Sanitária e dos indicadores epidemiológicos (dengue e febre maculosa), das atividades ligadas ao controle de zoonoses, das várias ações educativas promovidas, das atividades realizadas nas unidades de saúde pela Estratégia Saúde da Família e das ações do Programa “Saúde na Escola”.

audiencia-publica-saude-2

Foram apresentados também os índices relacionados ao Hospital São Camilo – incluindo o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) –, como receitas e custos operacionais, recursos humanos, atendimentos no Pronto Socorro, internações, exames, partos, cirurgias, metas pactuadas, atuação da Pastoral da Saúde e número de registros feitos na Ouvidoria.

Após a apresentação dos dados,o secretário Dr. FlávioVitale e os demais representantes da Secretaria de Saúde e membros do colegiado responsável pela gestão do Hospital São Camilo colocaram-se à disposição dos vereadores e do público para responder aos questionamentos.

A Audiência Pública da Saúde foi conduzida pelo presidente da Câmara, Luiz Carlos Batista “Luizão”, e contou com a participação dos vereadores Alexandre Martins “Xandão”, Cícero Granjeiro Landim, Edemilson Pereira dos Santos, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Márcio Conrado e Otávio José Castanha Miralhes. O secretário de Governo de Salto, Gilmar Mazetto, também participou da audiência pública.

Confira na íntegra o vídeo da Audiência Pública da Secretaria de Saúde.