esgoto

Salto, 1º de outubro de 2018

O vereador Edemilson Pereira dos Santos, no final de setembro, encaminhou ofício à Prefeitura de Salto, à autarquia SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e para a empresa concessionária Conasa/Sanesalto solicitando que seja feita a suspensão da cobrança da tarifa de esgoto dos moradores dos bairros Vila dos Eucaliptos, São Gabriel e Bom Retiro.

De acordo com o vereador, a população está pagando pelo tratamento de esgoto sem que o serviço esteja ocorrendo de fato, enfatizando que já faz cerca de três meses que uma rede está rompida nas proximidades das ruas Santa Maria Goretti e São Lino.

“É nítido e claro que a cobrança do tratamento do esgoto é indevida devido à inexistência de prestação de serviço, tendo em vista o rompimento da rede e a demora da autarquia SAAE em solucionar o problema. Portanto, solicito a suspensão da cobrança e que seja reconhecido por esta Administração da não prestação do serviço e que sejam devolvidos, no mínimo, dois meses dos valores recebidos pela Conasa/Sanesalto. Durante a Audiência Pública de Finanças do SAAE, o superintendente reconheceu e admitiu que faz dois meses que o esgoto vem sendo despejado no córrego, que tem sua nascente a cerca de dois quilômetros do ponto de despejo do esgoto. Outro agravante é, além de causar a degradação ambiental que afeta o equilíbrio da flora e fauna, os moradores dos bairros Santa Edwiges, Santa Rita e São João, sofrem com o mau cheiro e risco de doenças, com grande incidência de diarreias e atração de roedores e escorpiões”, salientou o vereador.

falta de galeria de água pluvial

Mais problemas - Em visita aos bairros Bom Retiro e São Gabriel, o vereador constatou a necessidade da construção de galeria de água pluvial no final das ruas Santo Estevão e São Joaquim, para o devido escoamento de água pluvial oriundas destes dois bairros. “Na viela entre as ruas se formou uma cratera devido ao descaso do poder Executivo em não construir canalização, sendo preciso ser feita também a limpeza e implantação de iluminação”, ressaltou Edemilson.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.