Vereadores e SAAE - reunião 2

Salto, 23 de agosto de 2018

Na quarta-feira, dia 22, os vereadores da Câmara de Salto estiveram reunidos com o superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Pérsio de Paula, em atendimento ao Requerimento nº 236/2018, de autoria do vereador Edemilson Pereira dos Santos, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Celso Charnoski “Alemão” e Lafaiete Pinheiro dos Santos.

Segundo consta na solicitação, o objetivo era que na reunião o superintendente pudesse prestar esclarecimentos sobre as ações operacionais e investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Salto, entre outros assuntos.

Com relação à Estação de Tratamento de Água do Bela Vista, o superintendente da autarquia afirmou estarem sendo feitos investimentos, como a troca dos elementos filtrantes dos decantadores para maior vazão e qualidade da água; automação das lavagens dos filtros visando a economia; já estando em funcionamento o reator de cloro, e além disso será realizada a troca de painéis para maior agilidade e automatização do funcionamento da ETA com relação às bombas.

Sobre abastecimento, foi destacado que Salto tem água para cinco ou seis anos, tendo como alternativa conseguir uma terceira via de fornecimento, para tanto a autarquia está buscando soluções, inclusive com a contratação de empresa para estudo de viabilidade econômica. Na questão dos novos loteamentos, foi enfatizado que são discutidos os detalhes com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e conjuntamente apontam as diretrizes a serem cumpridas pelo loteador referente à água e esgoto.

Vereadores e SAAE - reunião 3

Como parte das ações planejadas para 2018, está o CCO (Centro de Controle Operacional) que já teve a primeira fase implantada para automatizar e centralizar toda a operação de distribuição de água na cidade. Está sendo feito coletor de esgoto no bairro Madre Paulina, o qual beneficiará centenas de residências daquela região. E, também está planejado o fornecimento de copo de água do SAAE para órgãos públicos, gerando economia para a Prefeitura.

No encontro, ainda destacou-se que a atual estrutura do SAAE não é suficiente para atender à demanda do município, e para tentar melhorar vai ser alterada a escala de trabalho de alguns funcionários; sendo necessário também, em breve, encaminhar à Câmara um novo projeto de reforma administrativa para que a autarquia possa contratar mais servidores, principalmente para a equipe de campo.

O superintendente aproveitou a oportunidade para dizer que a setorização do sistema de abastecimento de água vai ser iniciado pelo Jardim das Nações, explicando que esta medida é importante para resolver os problemas de maneira mais segregada. E, sobre o mapa das tubulações de água e esgoto da cidade, o SAAE pretende ter esta informação dentro do CCO, salientando que o trabalho é da própria equipe da autarquia, que no momento estão verificando onde estão os ramais, uma vez que antigamente muitos serviços foram feitos sem registro.

O presidente da Câmara de Salto, Luiz Carlos Batista conduziu a reunião e também estiveram presentes os vereadores: Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Alexandre Martins “Xandão”, Márcio Conrado, Edemilson Pereira dos Santos, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Lafaiete Pinheiro dos Santos, Celso Charnoski “Alemão”, Cícero Granjeiro Landim e Álvaro Pacheco. Também participaram o secretário de Governo, Gilmar Mazetto, o chefe de gabinete Jesuíno Dutra e servidores da equipe técnica do SAAE.

Confira na íntegra o vídeo da Reunião SAAE e Vereadores.