29ª sessão ordinária 1

Salto, 22 de agosto de 2018

Na 29ª Reunião Ordinária de 2018, realizada na terça-feira, dia 21, na Câmara da Estância Turística de Salto, o professor de Educação Física, Henrique Balseiros, utilizou a Tribuna Livre para falar de assuntos relacionados à importância do incentivo ao esporte em jovens do município, visando à prevenção do uso de drogas, bem como seu caráter educacional.

O professor destacou que a busca pela verdade, justiça e fraternidade devem imperar acima das dificuldades, explicando sobre o projeto social esportivo que desenvolve há cerca de três no bairro São Pedro e São Paulo com a participação de dezenas de jovens, tendo o objetivo de contribuir na formação de cidadãos críticos e participativos.

Com o projeto que vem realizando, Henrique explicou que agora muitas crianças têm um local para fazer práticas esportivas e, além disso, é possível notar mudanças nos participantes, como por exemplo, os que têm problemas com álcool e drogas passam a refletir e mudar de vida, inclusive conseguindo emprego. Por isso, aproveitou a oportunidade para salientar a necessidade de serem criados mais projetos sociais, e que o município possa oferecer oficinas profissionalizantes e cursos para que o jovem se sinta com autoestima elevada e consiga enfrentar o mercado de trabalho.

29ª sessão ordinária 3

Confira as Indicações e os Requerimentos encaminhados pelos vereadores:

Alexandre Martins “Xandão” – Através do Requerimento nº 299/2018, solicitou que a Prefeitura Municipal informe sobre o planejamento para levar o encanamento e suas ramificações nos bairros Jardim Iracema, Jardim Arquidiocesano e Jardim Maracajás para condução de água tratada e se há projeto para fazer poço artesiano. Já por meio da Indicação nº 284/2018, requisitou que seja feita operação tapa buraco na Rua Joaquim Nabuco, no trecho entre a Rua José de Almeida Teixeira e a Rua 24 de Outubro; e na Rua Rui Barbosa, no trecho entre a Rua José de Almeida Teixeira e Rua Tiradentes, na Vila Teixeira. Com a Indicação nº 285/2018, pediu que seja feita a limpeza em duas tubulações de água, uma debaixo da ponte da Rua Roque Lazzazera no Jardim Nossa Senhora do Monte Serrat – CECAP e outra debaixo da ponte da Rua Botucatu, no Jardim Cidade.

Antônio Cordeiro dos Santos – Pelo Requerimento nº 295/2018, solicitou o comparecimento do Secretário de Defesa Social, Redcliff Sierra dos Santos, para apresentar os projetos da secretaria para o trânsito da cidade, instalação de 20 radares, obras viárias em andamento e outros assuntos. O Requerimento sujeito à deliberação do plenário foi votado e aprovado.

Celso Charnoski “Alemão”Com a Indicação nº 280/2018, solicitou a implantação de Exames de Tomografia para atender as crianças do município. Por meio da Indicação nº 281/2018, pediu que seja feita uma triagem dos pacientes do Hospital São Camilo no horário das 06h às 00h. Por meio da Indicação nº 282/2018, requisitou que seja feito o conserto do vazamento de esgoto na Rua Lazio, sentido à esquerda vindo do Jardim União.

Cícero Granjeiro Landim – Por meio do Requerimento nº 300/2018, pediu que a Prefeitura informe se existe conhecimento por parte do Poder Público sobre o atraso de pagamento de salário aos funcionários da Empresa Nutriplus e se houve fiscalização nos últimos 3 meses, visando questões trabalhistas dos colaboradores diretamente relacionados aos contratos públicos.

Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” – Com o Requerimento nº 296/2018, solicitou que a Prefeitura informe sobre o estágio que se encontra a liberação da verba do Deputado Arlindo Chinaglia, no valor de R$ 1.689.000,00 para a construção das arquibancadas do Estádio Municipal Amadeu Mosca e se já foi feita a licitação para este fim. Através do Requerimento nº 297/2018, pediu que seja informado sobre a previsão da instalação da Empresa Fios e Cabos Elétricos no município. E, pelo Requerimento nº 298/2018, solicitou informações sobre a programação para o Desfile de 7 de Setembro no município.

Edemilson Pereira dos Santos – Pelo Requerimento nº 293/2018, requisitou que a Prefeitura informe sobre a quantidade de motoristas concursados a Prefeitura possui na Secretaria de Saúde a serviço do transporte de pacientes; previsão para disponibilização de uma sala ou local para a permanência dos mesmo; a quantidade de veículos que estão locados e disponíveis para a transferência de pacientes para diversas regiões do Estado de São Paulo; valores gastos por veículos com manutenções e transportes de pacientes; quantidade de pacientes que foram transportados por veículos, mês a mês de janeiro até o momento. Com o Requerimento nº 292/2018, concedeu Votos de Congratulações e Louvor à Rádio Amiga FM105,9, fundada no dia 22 de agosto de 1999, pela prestação de serviços prestados em Salto, merecendo aplausos pelo sucesso e dedicação empreendida, corajosa e eficiente, sendo fonte de informação da população; levando grandes benefícios para a comunidade há quase duas décadas, com notícias e músicas, com diversos programas de interesses da coletividade, configurando como patrimônio da cidade. Uma rádio respeitada e elogiada por todos seus ouvintes e admiradores. O Requerimento sujeito à deliberação do plenário foi votado e aprovado.

Com a Indicação nº 283/2018, solicitou que seja realizado um estudo para instalação nos tubos de drenagem de concreto na cidade, para a implantação de redes para filtragem de lixos e cestos coletores de entulho em bueiros, com o objetivo de facilitar o trabalho de limpeza e remoção do lixo acumulado, evitando que o lixo flutuante seja encaminhado para os rios, ribeirões e córregos da cidade.

Lafaiete Pinheiro dos Santos – Com a Indicação nº 278/2018, pediu melhorias na sinalização de trânsito no cruzamento da Rua Marechal Rondon com a Rua Otávio da Rós, no Parque Residencial Rondon. E, por meio da Indicação nº 279/2018, solicitou a construção de bolsões de estacionamento para veículos nas áreas próximas ao Açougue Martins, na Rua Marechal Rondon, no Parque Residencial Rondon.

Roberto Natalino Silveira – Através do Requerimento nº 301/2018, concedeu Votos de Congratulações e Louvor à Associação Italiana “Giuseppe Verdi” de Salto, pela comemoração dos seus 115 anos de existência no município, no dia 03 de agosto. . O Requerimento sujeito à deliberação do plenário foi votado e aprovado.

Pela Indicação nº 286/2018, solicitou que seja providenciado o serviço de vigilância diária no CRAS – Centro de Referências da Assistência Social do jardim Saltense. Por meio da Indicação nº 287/2018, pediu que seja feito o asfaltamento do Jardim Cidade II, nos trechos das Ruas Campinas, Cabreúva e Monte Mor.

Vinícius Saudino de Moraes – Através do Requerimento nº 294/2018 – de autoria conjunta com os vereadores Álvaro Pacheco, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Antônio Cordeiro dos Santos, Lafaiete Pinheiro dos Santos, Clodoaldo Martins de Oliveira, Luiz Carlos Batista “Luizão”, Dr. Otávio José Castanha Miralhes e Nilson Benedito da Silva “Neguinho do Açougue”– concedeu Votos de Congratulações e Louvor à Casa de Belém, pelo trabalho oferecido a nossa comunidade. O Requerimento sujeito à deliberação do plenário foi votado e aprovado.

PROJETOS APRESENTADOS PELOS VEREADORES:

- Emenda Ao Projeto de Lei nº 028/2018 – Comissão Justiça e Redação – Altera a redação do anexo I do projeto de Lei nº 028/2018.

**Para a 30ª Sessão Ordinária, a ser realizada no dia 28, foram convocados os seguintes vetos para discussão e votação.

- Veto ao Autógrafo nº 16/2018 – Prefeitura Municipal - Veto Total ao PL nº 16/2018, que institui a obrigatoriedade da presença de Bombeiro Civil – BCP, com capacidade de combater incêndios e de prestação de primeiros socorros, nos estabelecimentos privados e autoriza no âmbito da Administração Pública, do vereador Cícero Granjeiro Landim.

- Veto ao Autógrafo nº 17/2018 – Prefeitura Municipal - Veto Total ao PL nº 18/2018, que dispõe sobre a subcontratação nos contratos de concessão e permissão de exploração de serviços públicos, no âmbito da Administração Direta e Indireta do Poder Publico Municipal, do vereador Cícero Granjeiro Landim.

- Veto ao Autógrafo nº 18/2018 – Prefeitura Municipal - Veto Total ao PL nº 19/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade da empresa concessionária de energia elétrica e demais empresas ocupantes de sua infraestrutura em vias públicas no município da Estância Turística de Salto, a se restringir à ocupação do espaço público dentro do que estabelece as normas técnicas aplicáveis e promover a regularização e a retirada dos fios inutilizados e demais materiais e a notificar as demais empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos e dá outras providências, do vereador Edemilson Pereira dos Santos.

- Veto ao Autógrafo nº 20/2018 – Prefeitura Municipal - Veto Total ao PL nº 21/2018, que dispõe sobre a implantação do Programa Medicamento Solidário no âmbito das Unidades de saúde do município, de autoria do vereador Dr. Marcio Conrado.

Confira na íntegra o vídeo da 29ª Sessão Ordinária de 2018.