Tribuna-Livre-Anibras

Salto, 08 de agosto de 2018

Na 27ª Reunião Ordinária de 2018, realizada na terça-feira, dia 07, na Câmara da Estância Turística de Salto, o presidente da Associação Nipo-Brasileira de Salto, Cláudio Masanobu Terasaka, fez uso da Tribuna Livre para divulgar a 11ª Festa Nipo-Brasileira de Salto, que será realizada nos dias 18 e 19 de agosto, a partir das 11h, no Pavilhão das Artes, com apoio da Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Cultura.

A 11ª Festa Nipo-Brasileira terá concurso de cosplay, shows musicais com o grupo Todos Nós e o cantor Joe Hirata, culinária japonesa, apresentações de taiko (tambores japoneses), oficinas infantis e artesanato.

Sobre a Anibras – A Associação Nipo-Brasileira de Salto surgiu em 2008, ano do centenário da Imigração Japonesa no Brasil. Desde então, a Anibras se destaca por ser um modelo diferente de associação, que tem como principal objetivo a união de todos os povos. Desde então, com os esforços de sua diretoria, a Anibras virou modelo de organização e promoção de eventos, trazendo o melhor da cultura nipônica para o interior de São Paulo. Entre os destaques está a tradicional Festa Nipo-Brasileira de Salto, já inclusa no calendário oficial do município, sendo realizada todo ano no terceiro final de semana de agosto.

27-sessao-ordinaria

Confira as Indicações e os Requerimentos encaminhados pelos vereadores:

Alexandre Martins “Xandão” – Com a Indicação nº 262/2018, o vereador solicitou ao chefe do Executivo para que, através do Departamento de Trânsito, verifique a possibilidade de implantar estacionamento em apenas um lado na rua Oceania, no Jardim Celani. Hoje, as pessoas que se dirigem ao hospital, principalmente ao Setor de Especialidades, enfrentam muitas dificuldades para estacionar, devido ao grande número de carros no local. Pelo Requerimento nº 278/2018, solicitou que seja oficiado o prefeito de Salto, Geraldo Garcia, com cópia para a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, para que informe a esta Casa de Leis se existe planejamento para a manutenção dos brinquedos, dos equipamentos de academia, da quadra de areia e do alambrado da Praça São Francisco. Já por meio do Requerimento nº 279/2018, em conjunto com os vereadores Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” e Roberto Natalino Silveira, o vereador concedeu Votos de Congratulações e Louvor à Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto, em comemoração pelos 35 anos da Associação. O Requerimento, sujeito à deliberação do Plenário, foi votado e aprovado.

Antônio Cordeiro dos Santos – Pelo Requerimento nº 274/2018, o vereador pediu que seja oficiado o prefeito de Salto, para que informe a esta Casa de Leis sobre quais medidas que serão tomadas para melhorar e tornar seguro o trânsito das pessoas que circulam a pé no trecho embaixo do pontilhão da Fepasa, que interliga os bairros Parque Laguna e Jardim das Nações. Com o Requerimento nº 275/2018, solicitou que seja oficiado o prefeito Geraldo Garcia, para que informe a esta Casa de Leis sobre os planos para urbanização, ocupação e uso da área existente entre o córrego Santa Cruz e a Clínica de Saúde do Jardim Nossa Senhora do Monte Serrat (Cecap), em frente ao Ecoponto.

Celso Charnoski “Alemão do Santa Cruz” – Por meio da Indicação nº 257/2018, o vereador solicitou ao chefe do Executivo para que, através do SAAE Ambiental, providencie a remoção dos bancos de areia que se formaram na lagoa localizada dentro da Fazenda Conceição. Essa providência é de extrema importância, haja vista que os bancos de areia formados na extensão da referida lagoa estão fazendo com que o nível do espelho d’água fique bem abaixo do normal, principalmente na área próxima à tubulação de saída da água, onde os bancos de areia estão quase a impedindo de escoar. Com a Indicação nº 258/2018, pediu ao prefeito de Salto para que, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realize a reforma das redes, traves e alambrados e manutenção da iluminação na quadra esportiva localizada na avenida Ana Neri, no Jardim Santa Cruz. Já pelo Requerimento nº 273/2018, solicitou que seja oficiado o prefeito Geraldo Garcia, com cópia para a Secretaria de Saúde, para que informe a esta Casa de Leis sobre o motivo da falta de atendentes no posto de saúde do Jardim das Nações.

Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” – Com o Requerimento nº 269/2018, o vereador pediu que seja oficiado o prefeito de Salto, Geraldo Garcia, com cópia para a Secretaria de Meio Ambiente, para que informe a esta Casa de Leis sobre a quantidade de árvores que foram plantadas e quantas morreram durante esta gestão. Pelo Requerimento nº 270/2018, solicitou que seja oficiado o prefeito Geraldo Garcia, com cópia para o Departamento de Trânsito, para que informe a esta Casa de Leis sobre quando será feita a pintura de faixas de pedestres, colocação de lombadas e placas de sinalização de trânsito nos bairros São Pedro e São Paulo e Salto de São José. Já por meio do Requerimento nº 271/2018, pediu que seja oficiado o prefeito de Salto, com cópia para a Secretaria de Ação Social e Cidadania, para que informe a esta Casa de Leis sobre a existência de algum projeto para implantar uma unidade CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no Jardim Marília. Atualmente, os moradores dessa região são atendidos na única unidade da região, localizada no bairro Santa Cruz, o que torna mais difícil para os munícipes fazerem uso dos serviços e programas.

Edemilson Pereira dos Santos – Pela Indicação 264/2018, o vereador solicitou ao chefe do Executivo um estudo técnico para implantar o programa “Farmácia Solidária”, a ser desenvolvido pela Secretaria de Saúde, com objetivo de uma unidade de recepção de medicamentos doados, triagem e distribuição gratuitamente à população do município, criando estrutura e mecanismos para estimular a doação de remédios junto aos consultórios médicos, representantes da indústria farmacêutica e população em geral, complementando o Projeto de Lei nº 21/2018, aprovado por esta Casa de Leis, do programa denominado “Medicamento Solidário”. Por meio da Indicação nº 265/2018, pediu ao prefeito de Salto para que, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, construa uma passarela de madeira em cima do córrego no final da rua São Timóteo, entre os bairros Bom Retiro e Vila dos Eucaliptos, nas proximidades da avenida da Padroeira, pois a vida de muitos moradores desse novo bairro, que dependem do transporte coletivo, está sendo dificultada por falta de acesso, passando atualmente por uma passarela improvisada, que representa risco para a segurança dos transeuntes que utilizam esse caminho para ter acesso ao transporte coletivo na rua São Cleófas. Já com o Requerimento nº 281/2018, solicitou que seja oficiado o prefeito Geraldo Garcia, solicitando que seja desenvolvido um trabalho através dos agentes de Zoonoses, como está ocorrendo em Jundiaí, onde os profissionais da unidade percorrem parques e jardins públicos, utilizando um pano branco e gelo seco por cima, que libera gás carbônico, um atrativo para os carrapatos em busca de possíveis focos de carrapato-estrela, o principal transmissor da febre maculosa, e qual a concentração nas áreas públicas da cidade.

José Benedito de Carvalho “Macaia” – Por meio da Indicação nº 259/2018, o vereador pediu ao prefeito de Salto, Geraldo Garcia, para que, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realize o tamponamento de buracos nas vias publicas do bairro Bom Retiro, especialmente na rua São Gonçalo. Com a Indicação nº 260/2018, solicitou ao prefeito Geraldo Garcia para que através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realize o tamponamento de um buraco na avenida Princesa Isabel, em frente ao nº 3.281, no Jardim Santa Cruz. Já pela Indicação nº 261/2018, pediu ao prefeito de Salto para que, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, proceda à instalação de uma cobertura (abrigo) para os mesários que trabalham no campo de futebol conhecido como “Campo do Nações”, do Centro de Lazer “Arlindo Bonardi”, localizado na rua Finlândia, no Jardim das Nações. A construção de uma cobertura de proteção para os mesários tem como objetivo protegê-los contra o sol escaldante, chuvas e também mantê-los seguros, dentre tantas possibilidades de acidentes.

Lafaiete Pinheiro dos Santos – Com a Indicação nº 263/2018, o vereador solicitou ao chefe do Executivo para que, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, proceda à implantação de aparelhos de ginástica ao ar livre e um playground na esquina das ruas 24 de Outubro e Itapiru, no Centro. Pelo Requerimento nº 276/2018, pediu que seja oficiado o prefeito de Salto, para que informe a esta Casa de Leis sobre a existência de algum projeto para fazer um parque ecológico na área verde que margeia o córrego do Ajudante (área da antiga avenida dos Eucaliptos), na parte final do bairro Maria José. Já por meio do Requerimento nº 277/2018, solicitou que seja oficiado o prefeito Geraldo Garcia, para que informe a esta Casa de Leis sobre a construção do “Parque dos Patacões”, localizado na esquina das ruas Marechal Deodoro e Argélia (área antiga da favela), no Jardim das Nações.

Luiz Carlos Batista “Luizão” – Pelo Requerimento nº 272/2018, o vereador pediu que seja oficiado o prefeito de Salto, Geraldo Garcia, para que informe a esta Casa de Leis sobre as medidas adotadas para combater a epidemia do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa. A presente propositura tem por objetivo atender a questionamentos e solicitações de munícipes que frequentam a área de lazer do Salto de São José e se mostram preocupados com a quantidade desse inseto no local.

Roberto Natalino Silveira – Por meio da Indicação nº 266/2018, o vereador solicitou ao chefe do Executivo para que, através do Departamento de Trânsito, seja feito um estudo técnico para implantar uma faixa elevada (lombofaixa) para travessia de pedestres na rua 24 de Outubro, no trecho próximo ao cruzamento com a rua Juruti, no Jardim Santa Lúcia. Com a Indicação nº 267/2018, pediu ao prefeito Geraldo Garcia para que, através da Secretaria de Ação Social e Cidadania, providencie a manutenção do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Saltense. Para satisfação dos usuários do CRAS, é necessária a pintura da quadra de jogos, reparo e pintura das traves enferrujadas, colocação da rede, pinturas de outros locais já deterioradas e troca das lâmpadas queimadas de alguns refletores. Já pela Indicação nº 268/2018, solicitou ao prefeito de Salto para que, através do Departamento de Trânsito, providencie a revitalização da pintura de solo (sinalização de trânsito horizontal) na rua 24 de Outubro, no trecho que inicia no cruzamento com a rua John Kennedy e chega até os muros do Residencial Esplanada.

Vinícius Saudino de Moraes – Com a Indicação nº 255/2018, o vereador solicitou ao prefeito Geraldo Garcia para que, através da Secretaria de Saúde, implante um UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no bairro Santa Cruz. Pela Indicação nº 256/2018, pediu ao chefe do Executivo para que, através da Secretaria de Saúde, realize uma campanha no Município de Salto para fazer exames de Papanicolau. Já por meio do Requerimento nº 280/2018, em conjunto com o vereador Nilson Benedito da Silva “Neguinho do Açougue”, concedeu Votos de Congratulações e Louvor ao Instituto Cáritas Interparoquial de Salto, pelo excelente trabalho oferecido à nossa comunidade. O Requerimento, sujeito à deliberação do Plenário, foi votado e aprovado.

PROJETOS APRESENTADOS PELA PREFEITURA:

Veto ao Autógrafo nº 16/2018 – Prefeitura Municipal – Veto Total ao PL nº 16/2018, que institui a obrigatoriedade da presença de Bombeiro Profissional Civil (BPC), com capacidade de combater incêndios e de prestação de primeiros socorros nos estabelecimentos privados, e autoriza no âmbito da Administração Pública, do vereador Cícero Granjeiro Landim.

Veto ao Autógrafo nº 17/2018 – Prefeitura Municipal – Veto Total ao PL nº 18/2018, que dispõe sobre a subcontratação nos contratos de concessão e permissão de exploração de serviços públicos, no âmbito da Administração Direta e Indireta do Poder Público Municipal, do vereador Cícero Granjeiro Landim.

Veto ao Autógrafo nº 18/2018 – Prefeitura Municipal – Veto Total ao PL nº 18/2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade da empresa concessionária de energia elétrica e demais empresas ocupantes de sua infraestrutura em vias públicas no Município da Estância Turística de Salto, a se restringir à ocupação do espaço público dentro do que estabelece as normas técnicas aplicáveis e promover a regularização e a retirada dos fios inutilizados e demais materiais e a notificar as demais empresas que utilizam os postes como suporte de seus cabeamentos, e dá outras providências, do vereador Edemilson Pereira dos Santos.

ORDEM DO DIA:

Projeto de Lei nº 024/2018 – Alexandre Martins “Xandão” – Institui a “Semana de Conscientização da Alienação Parental” e dá outras providências. (discussão e votação)

Comissão de Justiça: Favorável

Comissão de Tributação: Favorável

Maioria Simples e Simbólica

Votado e aprovado

Projeto de Lei nº 025/2018 – Celso Charnoski “Alemão do Santa Cruz” – Autoriza a realização de Turismo Educativo no Município de Salto. (discussão e votação)

Comissão de Justiça: Favorável

Comissão de Organização: Favorável

Maioria Simples e Simbólica

Votado e aprovado

**Para a 28ª Sessão Ordinária, a ser realizada no dia 14, não foi convocado nenhum projeto para discussão e votação.

Confira na íntegra o vídeo da 27ª Sessão Ordinária de 2018.