XVIII Premio Camara de Meio Ambiente 1 - site

Salto, 21 de junho de 2018

A Câmara da Estância Turística de Salto realizou na quarta-feira, dia 20, a Sessão Solene do XVIII Prêmio Câmara do Meio Ambiente, cujo tema foi “Biomas brasileiros: ameaças x preservação”. Esta edição teve como objetivo fazer com que os alunos refletissem sobre a importância dos biomas, destacando a riqueza da fauna e da flora presentes nesses ambientes e as principais ameaças humanas a eles.

Neste ano, foram entregues 701 trabalhos – englobando as categorias desenho, cartaz, texto dissertativo-argumentativo e fotografia –, com a participação de alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e particulares de Salto. Na ocasião, os vereadores entregaram um certificado e um mini bonsai como premiação aos vencedores.

Vencedores do Prêmio Câmara de Meio Ambiente 2018

As vencedoras na categoria desenho foram: Eurides Chamhum Mesquita (3º lugar); Thaíssa Rafaela de Moraes (2º lugar); Beatriz Pinheiro Lami (1º lugar).

XVIII Premio Camara de Meio Ambiente 2 - site

XVIII Premio Camara de Meio Ambiente 3 - site

XVIII Premio Camara de Meio Ambiente 4 - site

Já na categoria cartaz, as vencedoras foram: Júlia Oliveira da Cruz (3º lugar); Ingrid Renaly da Silva (2º lugar); Larissa Caroline da Silva (1º lugar).

XVIII Premio Camara de Meio Ambiente 5 - site

XVIII Premio Camara de Meio Ambiente 6 - site

XVIII Premio Camara de Meio Ambiente 7 - site

Na categoria texto dissertativo-argumentativo, os vencedores foram: Pedro Vittale Rossi (3º lugar); Francisco Gustavo Neves (2º lugar); Thiago Lizier Rissi (1º lugar).

XVIII Premio Camara de Meio Ambiente 8 - site

XVIII Premio Camara de Meio Ambiente 9 - site

XVIII Premio Camara de Meio Ambiente 10 - site

E participaram, na categoria Fotografia: o aluno Henrique H. Melussi e seu avô, o fotógrafo amador Omar Melussi.

XVIII Premio Camara de Meio Ambiente 11 - site

Homenageado com o Prêmio Câmara Especial de Meio Ambiente

Na solenidade, também foi entregue pelo Legislativo saltense o Prêmio Câmara Especial de Meio Ambiente, que anualmente presta homenagem a uma empresa, entidade ou pessoa de Salto, que vem se destacando no apoio ou execução de projetos ambientais. Este ano, foi escolhida a empresa Sanetrat Saneamento S.A., do Grupo Conasa, que foi representada, na sessão solene, por seu diretor geral, Francisco Faus.

XVIII Premio Camara de Meio Ambiente 12 - site

A Sanetrat iniciou suas operações em Salto em 2008 e se dedica a tratar efluentes industriais, chorume de aterro sanitário e fossas. Os tratamentos são realizados nas centrais de tratamento da empresa localizadas em Salto/SP e Itapema/SC, e diretamente nas instalações das indústrias. Atualmente, a companhia atende mais de 200 clientes de vários segmentos de mercado.

A Central de Tratamento da Sanetrat em Salto utiliza processos de alta tecnologia com a finalidade de tratar uma ampla gama de efluentes industriais, tais como: metais pesados, efluentes ácidos e alcalinos concentrados, efluentes com elevada carga contendo traços de hidrocarbonetos e solventes clorados, efluentes oleosos livres ou emulsionados e lodos gerados de tratamento físico-químico ou biológico. A expertise desse trabalho está se tornando o padrão Sanetrat para as outras unidades da empresa, localizadas em outros estados, como Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O trabalho realizado pela Sanetrat é fundamental para a recuperação dos rios, em especial o Jundiaí e o Tietê, que integram a bacia hidrográfica do Município de Salto. O tratamento e descarte dos efluentes industriais de maneira correta permite que os rios melhorem sua qualidade. Muitas indústrias têm dificuldade em tratar seus rejeitos por configurar uma atividade altamente especializada e que, muitas vezes, difere das atividades fim da indústria. Desta forma, uma central de tratamento como a disponibilizada pela Sanetrat, que envolve um conjunto de técnicos especializados, processos comprovados, laboratório de controle de qualidade e todo um gerenciamento voltado ao tratamento adequado dos efluentes, passa a ser de fundamental importância à sustentabilidade das empresas, dos rios e do meio ambiente.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, Luiz Carlos Batista, e ainda contou com a presença dos vereadores Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Alexandre Martins “Xandão”, Márcio Conrado, Otávio José Castanha Miralhes, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Lafaiete Pinheiro dos Santos, Edemilson Pereira dos Santos, Cicero Granjeiro Landim e Roberto Natalino Silveira. Também estiveram no evento pais e mães de alunos, professores e diretores de escolas, o presidente do Conselho Municipal de Educação, Rodrigo Lucas de Oliveira, os secretários de Meio Ambiente, César Piva, e de Educação, José Carlos Grigoletto, e o prefeito de Salto, Geraldo Garcia.

Confira na íntegra o vídeo da Sessão Solene do XVIII Prêmio Câmara de Meio Ambiente.