reunião-energia-elétrica-CPFL-secretários-vereadores 1

Salto, 15 de junho de 2018

Nesta quinta-feira, dia 14, em atendimento ao Requerimento nº 175/2018, de autoria do vereador Roberto Natalino Silveira – em conjunto com os demais vereadores da Câmara de Salto – foi realizada a reunião com a presença do secretário de Obras e Serviços Públicos, Alaor Ourique, o secretário de Governo, Gilmar Mazetto, o secretário de Defesa Social, Redcliff Sierra dos Santos; além de representantes da CPFL (Companhia Piratininga de Força e Luz) em Salto: o gerente regional, Rogério K. G. Moura; o engenheiro líder, Ricardo Anacleto e o supervisor de atendimento, Fábio Barroso - tendo como objetivo debaterem sobre assuntos relacionados à energia elétrica do município.

Com relação à iluminação pública, foi apontado que a CPFL faz ações preventivas e conforme surgem problemas com lâmpadas apagadas/acesas existem equipes exclusivas trabalhando no período noturno para esta demanda, assim todo pedido de iluminação feito pela população, depois de registrado o chamado, o prazo regulado é de até cinco dias úteis para ser cumprido o serviço.

reunião-energia-elétrica-CPFL-secretários-vereadores 4

Já sobre poda de árvores, foi explicado que a companhia faz o livramento da rede para oferecer maior segurança quando galhos estão grandes e podem ocasionar curto-circuito e falta de energia, enfatizando que as equipes são treinadas e seguem um planejamento de meio ambiente.

Os postes de madeira utilizados pela CPFL também foram abordados, sendo esclarecido que atualmente são adquiridos apenas os postes de concreto e ao longo do tempo os postes de madeira estão sendo trocados, e os que não têm mais uso devem ser retirados.

O secretário Mazetto aproveitou para destacar a necessidade de que seja discutida a implementação da CIP (Contribuição de Iluminação Pública), a qual já vendo sendo cobrada em muitas cidades. Além disso, o secretário de Defesa Social salientou que a iluminação pública é importante para contribuir com a segurança dos munícipes, e se colocou à disposição para colaborar e, nos locais com falta de iluminação, minimizar as consequências através de policiamento.

reunião-energia-elétrica-CPFL-secretários-vereadores 2

Na oportunidade, ressaltou-se que a CPFL tem um quadro de colaboradores bem dimensionado para atender a região; e está passando por um processo de reestruturação com adequações para melhorar a logística de pessoal – com quadro próprio de 50 eletricistas em Salto e mais de 80 terceirizados.

Os representantes da CPFL disponibilizaram dados informando que, no município de Salto, a rede de distribuição tem cerca de 850 km, com 1.932 transformadores e 17.103 postes. Ainda, como plano estratégico, faz análises recorrentes de logísticas e posição dos recursos para atendimento; estudos de planejamento de obras de melhorias e a manutenções em 100% da rede.

A reunião foi conduzida pelo presidente do Legislativo Saltense, Luiz Carlos Batista, com a participação dos vereadores Márcio Conrado, Celso Charnoski “Alemão”, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Edemilson Pereira dos Santos, Roberto Natalino Silveira, Alexandre Martins “Xandão”, Nilson Benedito da Silva “Neguinho”, Cícero Granjeiro Landim e Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”.

Também estiveram presentes o chefe de gabinete, Jesuíno Dutra, o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto (AEAAS), Paulo Takeyama, o diretor da Defesa Social, Orlando Neri; e representantes de algumas associações de bairros, que tiveram oportunidade de fazer perguntas, devidamente respondidas pelas autoridades presentes.

*Confira na íntegra o vídeo da reunião com CPFL e secretários municipais.