Vereadores e secretário de Defesa Social se reúnem para tratar sobre o trabalho desenvolvido por esta pasta

Reunião - Secretário Defesa Social e Vereadores 2

Salto, 10 de maio de 2018

Na quarta-feira, dia 09, os vereadores da Câmara de Salto receberam o secretário de Defesa Social, Redcliff Sierra dos Santos, em atendimento ao Requerimento nº 122/2018 de autoria do vereador Márcio Conrado, sendo que a reunião teve como objetivo tratar das ações desenvolvidas pela referida secretaria municipal, principalmente com relação ao trânsito e GCM (Guarda Civil Municipal).

Inicialmente, o secretário Redcliff fez uma apresentação falando sobre o processo de aquisição de fardamento, armamentos novos e munições para o efetivo da GCM, enfatizando o processo licitatório para locação de veículos para o patrulhamento; estudo de viabilidade para promoção interna (sendo criada uma Comissão Interna de Estudos para apresentação de propostas); criação e implementação do Gabinete de Instrução da GCM.

Com relação à Defesa Civil, foi exposto que está havendo reforço de pessoal no setor, reforço motivacional com os voluntários, processo de aquisição de uniforme e de veículo adaptado para combate a princípio de incêndio, e também sedimentação de ações educacionais (campanhas educativas e palestras em escolas). Referente ao Corpo de Vigilantes enfatizou que está ocorrendo readequação de postos e aquisição de uniformes.

Já relacionado ao trânsito, o secretário falou do aprimoramento e implementação do Departamento de Trânsito, com aquisição de dois novos veículos; de veículo plataforma para sinalização viária; do pedido de abertura de concurso para contratação de mais dez novos agentes de trânsito; do Cinturão eletrônico no município (com videomonitoramento das entradas/saídas da cidade, integrado ao sistema da região metropolitana de Campinas); e radares de controle de velocidade e avanço de sinal (vias e cruzamentos mapeados por estudo técnico, atendendo premissas do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito). Foi salientado o processo licitatório de concessão de exploração de espaço público (estacionamento rotativo – zona azul; terceirização com ampliação do serviço) e o Processo Licitatório de concessão do transporte coletivo urbano (com inovação: contratação de empresa especializada para estudo; melhorias no atendimento - wi-fi, ar condicionado e veículos novos). Ainda ressaltou os investimentos em sinalização viária horizontal e vertical; os estudos de mobilidade e sinalização viária (contratação de empresa especializada em estudos e projetos).

Reunião - Secretário Defesa Social e Vereadores 4

Após a apresentação, os vereadores puderam fazer questionamentos. Com relação à mudança de local da GCM, foi respondido que até o final de maio a sede da Secretaria de Defesa Social, bem como o setor administrativo da GCM e salas para determinados serviços deverão ser instalados juntos, em um prédio que está sendo reformado.

Os vereadores ainda abordaram a locação de veículos, e o secretário Redcliff afirmou que a locação compensa, tanto na questão de gastos para a Prefeitura quanto de operacionalidade, sendo que a viatura volta mais rápido para a atividade do que se tivesse que esperar um processo licitatório de compra e manutenção de viatura por algum problema.

Durante a reunião, o secretário também respondeu sobre a alimentação dos GCM que trabalham no período noturno, apontando que estes profissionais já recebem um adicional e não há previsão de contemplação de alimentação noturna, mas a situação está sendo avaliada.

O secretário de Defesa Social também ressaltou que, futuramente, é pretendido que através de software os dados de avanço de sinal e velocidade e os de videomonitoramento estejam em um sistema integrados, podendo até mesmo contemplar outras infrações que fazem parte da visualização, como por exemplo, verificar o uso de cinto de segurança. E, reforçou que em um primeiro momento o foco é diminuir a velocidade dos veículos para que diminuam os acidentes; assim com o videomonitoramento e radares tornar a cidade mais segura.

Sobre a Zona Azul, o secretário Redcliff disse que será um novo modelo, com sinalização viária vertical e horizontal, ampliação do local de Zona Azul, utilizando tecnologia pelo aplicativo; através de um novo layout, seguindo as regras de trânsito, com pintura e sinalização, tudo constando no edital deste novo sistema.

Ao final, o secretário reforçou a importância da equipe da Defesa Civil, destacando que atualmente são cinco funcionários, e mais os voluntários; sendo um número que atende à necessidade.

O encontro ainda contou com a participação do secretário de Governo, Gilmar Mazetto, do chefe de gabinete, Jesuíno Dutra; e do diretor de Trânsito de Salto, Adilson Cunha, o diretor da Guarda Civil Municipal, Márcio José Paludeto e do coordenador da Defesa Civil, Orlando Manoel Neri Júnior.

Participaram da reunião os vereadores Luiz Carlos Batista “Luizão”, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Márcio Conrado, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Edemilson Pereira dos Santos, Lafaiete Pinheiro dos Santos, Celso Charnoski “Alemão”, Álvaro Pacheco, Cícero Granjeiro Landim, Roberto Natalino Silveira, Vinícius Saudino de Moraes e Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”.

Confira na íntegra o vídeo da Reunião com o Secretário de Defesa Social.