público-escoteiros

Salto, 19 de abril de 2018

Nesta quarta-feira, dia 19, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou a solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Escoteiro, na qual foram homenageados integrantes dos grupos escoteiros Taperá e XV de Novembro, ambos da cidade de Salto. A cerimônia faz parte da Semana Comemorativa ao Dia Mundial do Escoteiro, instituída em Salto pela Lei nº 3.587/2016, de autoria dos ex-vereadores Willhes Gomes da Silva e José Solano de Oliveira “Zezinho Cabeleireiro”.

Na cerimônia, realizada no Plenário da Câmara, foi apresentado um resumo sobre o escotismo no mundo, bem como o histórico dos dois grupos escoteiros de Salto. Em seguida, os vereadores presentes entregaram menções honrosas para os homenageados do Grupo Escoteiro Taperá: Felipe Borges Plevka, Eduarda Noronha Pedro de Oliveira, Pedro Soares Bueno, Amanda Rocha Lammoglia, Eduardo Felipe dos Santos e Leonardo José dos Santos, e do Grupo XV de Novembro: Clara Padovani Maschietto dos Santos, Sophia Ferreira de Matos Silva, Matheus Souza da Silva, Eduardo Bressan Paixão, Nilo Augusto de Matos Silva e Raphaela dos Santos Bergamo Guarnieri.

homenageados do grupo Taperá

Homenageados do Grupo Escoteiro Taperá

homenageados do grupo XV de Novembro

Homenageados do Grupo Escoteiro XV de Novembro

Na sequência, foram entoados o Hino Escoteiro “Rataplan” e a “Canção da Despedida”, além de ter sido feita a oração escoteira, seguida por palmas escoteiras. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara, Luiz Carlos Batista, e contou com a participação dos vereadores Vinícius Saudino de Moraes, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, Márcio Conrado, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Lafaiete Pinheiro dos Santos, Cícero Granjeiro Landim e Roberto Natalino Silveira.

A mesa de trabalho da sessão solene foi composta pelo presidente do Legislativo junto do primeiro e segundo-secretário; e também pelo diretor-presidente do Grupo Escoteiro Taperá, Silvio Ferreira Teijeira; o diretor-presidente do Grupo Escoteiro XV de Novembro, Hermógenes Casarini Júnior, e o prefeito de Salto, Geraldo Garcia.

Sobre os grupos escoteiros de Salto

O Grupo Escoteiro Taperá, com quase 25 anos de fundação – tendo sido declarado de Utilidade Pública pela Lei nº 2.576/2004 –, conta com uma administração composta por aproximadamente 50 membros, entre adultos e crianças – lobinhos, escoteiros e seniores. O Grupo Escoteiro XV de Novembro, fundado em 2013, possui cerca de 40 integrantes – entre lobinhos, escoteiros e escotistas – tendo adotado em seu lenço, símbolo de identificação dos grupos escoteiros, as cores do próprio clube que os abriga e apoia, sendo preta a cor predominante e os detalhes em branco.

Confira na íntegra o vídeo da Sessão Solene em Homenagem ao Dia Mundial do Escoteiro.