Diretora do Sesi usa a Tribuna para apresentar aos vereadores os serviços prestados pela instituição

 

Salto, 07 de março de 2018

Na 5ª Reunião Ordinária de 2017, realizada na terça-feira, dia 06, na Câmara da Estância Turística de Salto, a diretora do Sesi-Itu, Alexandra Salomão Miamoto, utilizou a Tribuna Livre para apresentar aos vereadores os serviços que esta instituição presta aos beneficiários das indústrias, familiares e comunidade em geral de Itu e Salto.

Inicialmente, ressaltou que o Sesi foi criado em 1º de Julho de 1946, o Serviço Social da Indústria é uma entidade de direito privado, nos termos da lei civil, estruturada em base federativa para prestar assistência social aos trabalhadores da indústria. Com relação aos recursos financeiros, é mantida pela indústria paulista, por meio de contribuições de empresas industriais, calculada em 1,5% sobre a folha de salários. O Sesi, em São Paulo, está presente em 110 municípios, com a rede de ensino formada por 154 escolas.

A diretora Alexandra ainda mostrou que o Sesi tem uma Rede de Unidade, com 55 Centros de Atividades, englobando Educação (escolas, laboratórios de informática, bibliotecas, faculdade); Qualidade de Vida (cozinhas didáticas, centros de reabilitação); Cultura (teatros, galeria de arte, caixas de cultura); além de Unidades Móveis com serviços de odontologia, mamografia, entre outros; e atividades de Responsabilidade Social e Qualidade de Vida.

Também foi destacado que o Centro de Atividades Carlos Eduardo Moreira Ferreira | SESI Itu iniciou suas atividades em 1992. A jurisdição de atendimento abrange os municípios de Itu, Salto, Porto Feliz e Cabreúva, sendo composto pelo Centro Educacional nº 125 – Salto/SP (com 401 alunos); Centro Educacional nº 31 – Itu/SP (com 733 alunos) e Centro de Qualidade de Vida nº 23, oferecendo atividades relacionadas à Cultura, Esporte, Promoção da Saúde e Responsabilidade Social Empresarial.

Tribuna Livre - Diretora do Sesi Itu 1

Indicações e Requerimentos encaminhados pelos demais vereadores:

Alexandre Martins “Xandão” – Com a Indicação nº 27/2018, solicita que a Prefeitura de Salto realize estudos e planejamentos com relação ao impacto no trânsito que poderá ocorrer por causa da construção de um conjunto de prédios nas proximidades das ruas Noruega e Hungria, no Jardim das Nações. Pela Indicação nº 28/2018, requisitou que seja feita a implantação de aparelhos de ginástica ao ar livre e um playground para crianças em uma área pública localizada na esquina das Ruas Itapiru e 24 de outubro, no bairro Bela Vista. Através do Requerimento nº 49/2018, pediu que a Prefeitura informe se há recursos ou previsão orçamentária para a construção de praça ou área de lazer no espaço público existente no cruzamento das Ruas Marechal Deodoro com João Batista Figueiredo, no Jardim Bandeirantes.

Álvaro Pacheco – Por meio do Requerimento nº 46/2018, sobre a duplicação a ponde sobre o “Ribeirão Buru” da estrada Municipal SLT-161 – pediu que seja informado por que ainda não foi realizada esta duplicação, haja vista que a mesma é demasiadamente estreita, impossibilitando o tráfego simultâneo de dois veículos, e está com enormes rachaduras em sua estrutura. Com o Requerimento nº 47/2018, apontou que tendo em vista que há vários munícipes saltenses que não conseguiram retirar suas guias do IPTU- 2018 pelo site da Prefeitura: www.salto.sp.gov.br, e também não receberam os carnês em suas residências, questiona a Prefeitura para que informe qual o motivo deste problema encontrado no referido site oficial e se há previsão para voltar a funcionar. Não sendo possível a retirada das guias pelo site, pediu informações sobre quais outros procedimentos os munícipes devem realizar para que não percam a data de vencimento e também que informe se a Prefeitura pretende isentar de multas por atrasos de pagamento os munícipes que não conseguiram acessar a internet para obter as guias de IPTU e também acabaram recebendo-as após o vencimento devido ao atraso de entrega pelos correios. Com a Indicação nº 24/2018, solicita que a Prefeitura de Salto proceda reparos na Estrada Municipal SLT-161, no Jardim Buru, sendo que está esburacada necessitando passar a máquina para terraplanar.

Cícero Granjeiro Landim – Pelo Requerimento nº 54/2018, solicitou informações e esclarecimentos sobre a Construção e Finalização de Unidade Escolar (Creche Municipal) no Bairro Residencial Parque Laguna, questionando se a obra encontra-se novamente licitada; quais dados do respectivo Processo Administrativo Interno; qual a nova previsão de inauguração; qual o seu novo custo total, entre outros. Já com o Requerimento nº 55/2018, pediu que a Prefeitura informe sobre a disponibilidade e procedimentos de vacinas contra ataques de animais peçonhentos; Considerando as Unidades de Saúde da Rede Básica Municipal, pergunta quais os tipos de soros ofertados para o trato de ataques de animais peçonhentos no Município de Salto; qual a quantidade de doses disponíveis no Munícipio; quantos casos de ataques em 2.018 de animais peçonhentos e qual o procedimento padrão de atendimento dos profissionais de saúde públicos para com pacientes picados por animais peçonhentos.

Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” – Com a Indicação nº 25/2018, solicitou que seja providenciada a construção de calçada na Avenida Brasília, trecho após a ponte do Córrego Buru, na Vila Martins. Pela Indicação nº 26/2018, requisitou que o Departamento de Trânsito providencie um estacionamento para motos na rua José Weissohn, em frente à Caixa Econômica. Através do Requerimento nº 48/2018, questionou de a sinalização de área de espera para motos nos semáforos do município é viável; se sim, pediu que informe quando poderá ser efetivada e, se não, quais providências alternativas podem ser tomadas para garantir maior segurança aos motociclistas.

Edemilson Pereira dos Santos – Com o Requerimento nº 52/2018, solicitou informações à Prefeitura de Salto sobre os contratos nº 24/2014, 54/2014, 058/2014 e 08/2015 de locação de veículos de natureza oficial firmado entre a Prefeitura e a Empresa Luiz Viana Transportes, relacionando todos os veículos contratados, os valores gastos mês a mês por marca e modelo e as substituições dos veículos. Já através do Requerimento nº 53/2018, pediuinformações a respeito da quantidade de TACs (Termo de Ajustamento de Conduta) que foram firmados entre o Ministério Público e a Administração Pública desde 2012 e suas respectivas execuções, e se existem comissionados que possuem dívidas tributárias com o Erário Público Municipal. Por meio da Indicação nº 23/2018, requisitou que seja feito um estudo para implantar no município o equipamento chamado de “castramóvel”; credenciando-se ao projeto de financiamento do Ministério da Saúde, com objetivo de oferecer serviços gratuitos promovidos por veterinários e voluntários e também um estudo para criar um Departamento de Proteção Bem Estar Animal.

José Benedito de Carvalho “Macaia” – Através da Indicação nº 29/2018, pediu eu seja realizada a operação tapa-buracos em todas as vias públicas do Jardim Santa Cruz e dos bairros adjacentes, principalemte nas ruas Luiz Brito de Almeida e na Casper Libero, sendo que estão desgastadas e com diversos problemas, como buracos, trincas e ondulações. Pela Indicação nº 30/2018, solicitou que a Prefeitura providencie a poda de uma árvore de grande porte localizada na Rua Cristóvão Colombo, nº 2467, Jardim Santa Cruz. Por meio da Indicação nº 31/2018, requisitou que seja feita a manutenção da base do poste de sustentação do painel luminoso de identificação da escola de Educação Infantil (CEMUS IX), localizada na rua Nicolau Barreto, no Jardim Santa Efigênia.

Roberto Natalino Silveira – Com a Indicação nº 32/2018, requisitou que a Prefeitura de Salto realize a implantação de lombo-faixasnas proximidades do Conservatório Municipal “Maestro Henrique Castellari”, localizado na Rua Monsenhor Couto, no Centro, sendo que esta iniciativa tem por objetivo dar mais segurança aos alunos do referido Conservatório, principalmente aos cadeirantes, que encontram dificuldade em atravessar a via por ter grande fluxo de veículos. Já por meio da Indicação nº 33/2018, solicitou que seja feito um estudo visando identificar melhorias que deem segurança aos pedestres que utilizam o passeio público da rua 9 de julho, no Centro. Através do Requerimento nº 50/2018, questionou a Prefeitura para saber quando será instalado o semáforo de três tempos no cruzamento das ruas Marechal Deodoro e Rodrigues Alves, no Centro, conforme solicitado anteriormente.

Vinícius Saudino de Moraes – Através do Requerimento nº 51/2018, concedeu os Votos de Congratulações e Louvou a todas as mulheres pela comemoração do Dia Internacional da Mulher (dia 08 de março). O documento ressalta a luta das mulheres ao longo dos anos pela busca de melhores condições no trabalho e igualdade em relação aos homens. O Requerimento, sujeito à deliberação do plenário, foi votado e aprovado por unanimidade (O REQUERIMENTO COMPLETO SEGUE ABAIXO).

**Para a 6ª Sessão Ordinária, a ser realizada dia 13 de março, foram convocados para discussão/votação os seguintes projetos:

- PROJETO DE LEI Nº 84/2017 - (Autoria da Mesa da Câmara da Estância Turística de Salto). Dá denominação a área de lazer do Bairro São Pedro e São Paulo.

- PROJETO DE LEI Nº 85/2017 - (Autoria da Mesa da Câmara da Estância Turística de Salto). Corrige a denominação do Loteamento Industrial e Comercial Santos Dumont – Lei 3711 de 24 de novembro de 2017.

- PROJETO DE LEI Nº 86/2017 - (Autoria da Mesa da Câmara da Estância Turística de Salto). Corrige a denominação da Rua Ivo Zacarias (Rua 29) do Loteamento denominado Residencial Parque Imperial – Lei 3707 de 22 de novembro de 2017.

Confira na íntegra o vídeo da 5ª Sessão Ordinária de 2018.

 

Segue, abaixo, o Requerimento nº 51/2018 - Autoria do vereador Vinícius Saudino de Moraes, votado e aprovado por unanimidade - concedendo VOTOS DE CONGRATULAÇÕES E LOUVOR A TODAS AS MULHERES, PELO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

01

02

Sem título