Vereadores se reúnem com a secretária de Ação Social e Cidadania para discutir sobre os trabalhos realizados por esta pasta

reuniao-com-sercretaria-ação-social-Vereadores 2

Salto, 22 de fevereiro de 2018

Na manhã de quarta-feira, dia 21, os vereadores da Câmara de Salto receberam a secretária (interina) de Ação Social e Cidadania, Cristiane dos Santos de Souza Vitório, acompanhada da chefe de gabinete da pasta, Sandra Aparecida de Souza Leme, e parte de sua equipe técnica, com o objetivo de tratarem da política de assistência social no município, em atendimento ao Requerimento nº 384/2017 de autoria do vereador Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”. A reunião ainda contou com a participação do secretário de Governo, Gilmar Mazetto, e do chefe de gabinete, Jesuíno Dutra.

Inicialmente, a secretária falou do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), englobando o PSB (Proteção Social Básica) de caráter preventivo e processador de inclusão social; e a Proteção Social Especial (média e alta complexidade) com serviços que se destinam ao enfrentamento de situações de risco em famílias de indivíduos cujos direitos tenham sido violados ou rompimento dos laços familiares e comunitários. Em seguida, explicou sobre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o qual possui serviços ofertados à Família, pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); bem como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, sendo executados de forma direta nos CRAS do Jardim Saltense, Santa Cruz, Nações, Independência (Salto de São José), e de maneira indireta em organizações da sociedade civil.

Na oportunidade, a secretária esclareceu que um novo processo licitatório está em andamento para atender a demanda da população, contemplando atividades de canto coral, artesanato, balé e ginástica para que se efetive em 2018. Também salientou que os CRAS são compostos por funcionários do setor administrativo, cadastrador, psicólogo e assistente social. Com relação ao Benefício de Prestação Continuada destacou que não pode ser classificada como aposentadoria, sendo esta para quem contribuiu à Previdência Social. 

reuniao-com-sercretaria-ação-social-Vereadores 3

A abertura de um CRAS foi questionado pelos vereadores, sendo respondido que atualmente com o Governo Federal está pactuado apenas a manutenção das quatro unidades e não há termo de aceite para um novo CRAS no município. Já referente às parcerias entre as secretarias municipais, foi afirmado que o trabalho é desempenhado de maneira intersetorial e integrado. Sobre o controle do programa Bolsa Família, foi dito que seu cadastro não é baseado apenas na renda, mas também existem alguns deveres que a família tem que cumprir, como o acompanhamento da criança na área da saúde e frequência escolar, tudo sendo devidamente monitorado.

Durante a reunião, foi comentado que o CRAS do Salto de São José terá uma equipe volante, a qual se deslocará até este local em dias específicos durante a semana, ofertando atividades de ginástica, atendimento psicossocial, cadastramentos, serviço de convivência da pessoa idosa, visita domiciliar e reunião socioeducativa para o público do Bolsa Família.

E, sobre o Centro de Convivência do Idoso a secretária explicou aos vereadores que embora esteja ciente da existência de uma demanda da população, a Secretaria não tem recursos para oferecer uma contrapartida financeira, no que diz respeito à oficialização da construção deste espaço.

Para finalizar, a secretária Cristiane se colocou à disposição, enfatizando que sua equipe busca exercer as funções com comprometimento e qualidade.

Participaram da reunião os vereadores Luiz Carlos Batista “Luizão”, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Márcio Conrado, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Lafaiete Pinheiro dos Santos, Edemilson Pereira dos Santos, Cícero Granjeiro Landim e Alexandre Martins “Xandão”.

Confira na íntegra o vídeo da Reunião com a Secretaria de Ação Social.