coletiva-IFSP-1

Salto, 21 de dezembro de 2017

Em coletiva de imprensa realizada na Câmara de Salto na tarde desta quarta-feira, dia 20, com os vereadores e o prefeito de Salto, Geraldo Garcia, o chefe do Executivo anunciou a primeira municipalização de uma escola estadual, por meio de um projeto de lei da Prefeitura. A antiga Escola Estadual “Prof.ª Maria Constança de Miranda Campos”, na Vila Flora, que atualmente é subutilizada devido à falta de pessoas em idade escolar na região, abrigará no município o segundo campus do IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), que está ampliando o número de cursos e de estudantes em Salto.

A municipalização vinha sendo discutida pelo prefeito Geraldo Garcia junto ao secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini. Na avaliação do chefe do Executivo, a cidade tem muito a ganhar com a medida, uma vez que passará a ter um espaço que estava quase sem uso e que servirá para aumentar a gama de cursos profissionalizantes na cidade, por meio do IFSP. Caso o projeto seja aprovado pelos vereadores, a Escola Estadual Maria Constança passará a ser bem do município.

“O Instituto Federal precisava com urgência ampliar a sua infraestrutura na região, então essa medida já vai ter reflexos imediatos. O campus atual não tem sequer quadra de esportes, e precisava pedir emprestada do Senai, e agora passa a ter até mesmo essa estrutura. As duas unidades são bastante próximas, cerca de 800 metros, percurso que professores e alunos poderão fazer mesmo a pé”, destacou o prefeito.

De acordo com o prefeito, essa iniciativa ainda não é a solução definitiva para o IFSP na cidade. Ele observa que continua na empreitada para viabilizar recursos para a construção de um campus no Central Parque, que é uma ideia antiga e que precisa sair do papel.

coletiva-IFSP-2

Na ocasião, a diretora geral do campus Salto do IFSP, Karina Aparecida de Freitas Dias de Souza, ressaltou a proximidade da Escola Estadual Maria Constança em relação ao Instituto Federal e afirmou que o novo espaço atende muito bem às necessidades da instituição de ensino que dirige.

Karina anunciou também a aprovação do projeto pedagógico de quatro novos cursos no IFSP, que terão início em 2019: Engenharia de Controle e Automação, Ciência da Computação, Matemática (licenciatura) e Letras-Português (licenciatura), sendo que não haveria espaço para dois desses novos cursos no prédio atual. A diretora do campus Salto informou ainda que, já a partir de fevereiro de 2018, terá início a primeira pós-graduação do IFSP, na área de Temas Transversais, voltada à formação de professores no município.

Abadia

Diante de toda essa iniciativa, a transferência do IFSP para o prédio da Abadia de São Norberto foi revogada. O valor para viabilizar essa mudança seria elevado demais para o Instituto Federal, que ainda deveria arcar com os custos de manutenção de toda aquela estrutura, o que não seria possível com a contenção de recursos do Governo Federal. A Abadia será ocupada por repartições públicas que atualmente estão em prédios alugados.

Estiveram presentes na coletiva realizada na Câmara o vice-prefeito de Salto, Wagner Correia da Silva; o secretário de Governo, Gilmar Mazetto; o chefe de Gabinete da Secretaria de Governo, Jesuíno Dutra; o secretário de Educação, José Carlos Grigoletto; e os vereadores Luiz Carlos Batista “Luizão”, Vinícius Saudino de Moraes, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, Álvaro Pacheco, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Alexandre Martins “Xandão”, Márcio Conrado, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Lafaiete Pinheiro dos Santos, Edemilson Pereira dos Santos, Cícero Granjeiro Landim, Clodoaldo Martins de Oliveira e Roberto Natalino Silveira.