Na tarde da última segunda-feira, o Vereador Edemilson Pereira dos Santos

encaminhou ao Secretário Municipal do Meio Ambiente, João Di Conti Neto, e ao

Prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, um ofício solicitando parceira com a Casa de Leis,

para que seja iniciada uma discussão sobre a licitação do serviço de limpeza pública

que vence em janeiro de 2014.

De acordo com o Vereador é necessário discutir o modelo da prestação do serviço,

pois o Legislativo não pode ficar na contramão das políticas mais modernas e

eficazes sobre o assunto.

Entre os pontos a serem discutidos, o Vereador ressalta que é necessário abordar o

planejamento de ações permanentes para a conservação da cidade; as planilhas da

medição de serviços; a consulta de preço do serviço; a redução do custo da coleta

de lixo com processo licitatório mais amplo e debate com a sociedade; a adequação

de mudanças em relação aos contratos anteriores; o tempo de duração da prestação

do serviço; a forma de prestação de serviço; o valor de contrato e adequações; as

técnicas do novo processo licitatório; a varrição manual e a varrição mecânica; a

estrutura que será utilizada na coleta seletiva; a contratação de equipes extras para

realização de serviços como poda e roçada; o custo da coleta de lixo, entre outros.

“A proposta é discutir o maior contrato existente pelo poder público no município.

Esta licitação tem que ser discutida com a população, inclusive, através de audiência

publica, pois de 2010 a este momento a Prefeitura já gastou mais de R$ 60 milhões.

Não bastando todo este valor, o que muito nos preocupa é o contrato julgado

irregular pelo Tribunal de Contas na gestão passado, celebrado em 2009 de R$ 97

milhões”, disse Vereador.