vereadores-creche-1

Salto, 1º de dezembro de 2017

Na manhã de quinta-feira, dia 30, os vereadores Roberto Natalino Silveira, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” e Alexandre Martins “Xandão” estiveram na creche localizada no Jardim Marília, vinculada ao Cemus III “Prof. João Batista César”, acompanhados do secretário de Educação de Salto, José Carlos Grigoletto, e do chefe de Gabinete da Secretaria de Governo, Jesuíno Dutra.

Os três vereadores já haviam estado no local na semana passada, no dia 23, quando constataram diversos problemas estruturais e se comprometeram a agendar uma reunião com autoridades do Executivo, para cobrar providências. Nas duas ocasiões, a assistente de Educação Infantil Samar Cavalcanti Maranhão, acompanhou o grupo pelas dependências da creche e apresentou os problemas enfrentados, relacionados à iluminação, ventilação, parte elétrica e outros. As salas dos alunos, por exemplo, precisam de janelas maiores para melhorar a circulação do ar.

vereadores-creche-2

Atualmente, a unidade conta com 33 ADIs (auxiliares de desenvolvimento infantil) e atende 360 crianças – 180na creche  (de 6 meses a 4 anos) e mais 180 na Educação Infantil (de 4 a 5 anos), entre os períodos matutino e vespertino. Cada sala da creche recebe em torno de 25 crianças, sendo os espaços pequenos para esta quantidade de alunos. “Notamos que a creche também precisa de telas de proteção em alguns pontos, melhorias nos banheiros e piso mais adequado na área para atividades com brinquedos”, ressaltaram os vereadores.

Também foram vistoriadas as salas destinadas à Educação Infantil, que passaram recentemente por uma reforma feita pela Prefeitura, tendo recebido nova pintura, manutenção nos banheiros e no telhado, entre outros reparos.

vereadores-creche-3

A assistente de Educação Infantil Samar Cavalcanti Maranhão falou ainda sobre as invasões de garotos do bairro no espaço da creche durante a tarde, para recuperar pipas que acabam parando em cima dos telhados. De acordo com ela, os garotos andam sobre as telhas e correm em meio às crianças. A preocupação da assistente de Educação Infantil também é com as invasões que têm ocorrido à noite no local. O secretário de Educação explicou que se encontra em estudo a implantação de um projeto de monitoramento, a ser realizado pela GCM (Guarda Civil Municipal), que deverá coibir atitudes desse tipo nas unidades escolares de Salto.

vereadores-creche-4

Reforma e ampliação – O secretário Grigoletto, que acompanhou os vereadores por todas as dependências do local, afirmou que, no início do próximo ano, será feito um cronograma de investimentos e orçada uma reforma e possível ampliação da creche do Jardim Marília, considerando que há um espaço externo ao prédio que poderia servir à ampliação das salas e ainda abrigar um tanque de areia para lazer das crianças. Segundo o secretário, também é necessário planejar antecipadamente o remanejamento dos alunos para outros locais, durante o período em que as obras estiverem sendo executadas.