reuniao-CemusV

Salto, 27 de novembro de 2017

Na sexta-feira, dia 24, aconteceu reunião na Prefeitura de Salto, tendo sido solicitada pelo vereador Edemilson Pereira dos Santos, para tratar sobre assuntos relacionados ao CEMUS V “Prof. Luiz Rodrigues de Almeida”.

O prefeito Geraldo Garcia - acompanhado pelo secretário de Educação, José Carlos Grigoletto, e o arquiteto desta pasta, Paulo Tebaldi Castellano – recebeu a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal, Rosiane Teodoro Ramos; a diretora da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) Subsede Salto, professora Rita Leite Diniz, além de representantes de pais de alunos e professores, que protocolaram ofício com abaixo-assinado de quase duas mil assinaturas, solicitando a permanência das vagas do Ensino Fundamental (ciclos 3 e 4), em especial do 6º ano do Cemus V; e a ampliação desta unidade escolar. Os vereadores Márcio Conrado, Celso Charnoski “Alemão”, Cícero Granjeiro Landim, Luiz Carlos Batista “Luizão”, Roberto Natalino Siveira, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Álvaro Pacheco, Vinícius Saudino de Moraes e José Benedito de Carvalho também estiveram presentes.

Inicialmente, os pais e professores fizeram questão de ressaltar a qualidade do ensino oferecido neste centro de educação. “Esta unidade tem muito rendimento e a comunidade ficou com receio para onde seriam encaminhados os alunos. Educação não deve ser tratada como prejuízo, mas sim como investimento”, destacou profª. Rita.

O prefeito Geraldo ressaltou em sua fala que está aberto ao debate e que, infelizmente, houve uma fofoca de que haveria o fechamento desta escola, o que não é verdade. O secretário de Educação aproveitou para explicar que após outro encontro com representantes de pais de alunos, foi criado um grupo por meio de celular, para incentivar o diálogo, e esclareceu que o 6º ano será mantido.

O secretário enfatizou que possui informações do lançamento de diversos loteamentos na região Noroeste, fato que vai acarretar no crescimento populacional e consequente aumento da demanda de vagas nas unidades escolares, e por isso, vai ser necessário que a Prefeitura tome medidas para não ter problemas nos próximos anos.

Desta maneira, durante a reunião ficou combinado de que será realizada avaliação do Cemus V para que ele possa ser ampliado. Conforme explicou o arquiteto Paulo, primeiro deve ser feito um programa das medidas a serem implementadas no local, verificando as necessidades e orçamento a ser destinado para este propósito. “Existe a intenção de utilizar a área do estacionamento, que tem cerca de 800 m2, mas primeiro temos que fazer avaliações, em seguida montar licitação de elaboração do projeto e, tudo dando certo, apenas depois é que se inicia a obra”, disse Paulo.

reuniao--CemusV 2

EJA - Sobre o EJA (Educação de Jovens e Adultos), foi apontado pelo prefeito que também circularam notícias falsas sobre o fechamento de salas de aula do EJA, mas que ao contrário, existe sim por parte do Executivo uma valorização e incentivo desta modalidade de ensino.

Escola Nazarena – Com relação à Escola Estadual “Irmã Maria Nazarena Côrrea”, o secretário Grigoletto afirmou que será realizada nesta escola uma reunião na quarta-feira, dia 29, com a participação do dirigente regional de Ensino / Região de Itu, professor Claudemir Braz de Campos, diretoria do Cemus V e representantes de pais de alunos, com objetivo de fazer um processo de integração e iniciar tratativas de planos para melhorar a Educação, sendo uma ação conjunta entre esfera municipal e estadual.

NovidadesO secretário de Educação ainda tratou de algumas medidas que serão implantadas, como por exemplo, o Portal da Educação que pretende lançar em breve; instalação de câmeras de monitoramento 24 horas, dando mais segurança aos frequentadores das unidades de ensino. E, confirmou que em janeiro acontece a licitação para aquisição dos materiais escolares, devendo ser feita a entrega em fevereiro.