Autoridades dão continuidade às ações em prol do rio Tietê

vereadores-reuniaoemSP-rioTiete 1

Salto, 10 de outubro de 2017

O Legislativo saltense esteve presente na reunião em São Paulo, com os diretores da Cetesb, EMAE e DAEE, órgãos vinculados ao Governo do Estado, na manhã de terça-feira, dia 10. Os vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Cícero Granjeiro Landim e Márcio Conrado participaram do encontro para dar continuidade das tratativas sobre as regras operacionais das Barragens de Pirapora e Rasgão, no tocante à poluição dos impactos delas decorrentes no município de Salto.

Receberam as autoridades, incluindo o chefe de Gabinete da Prefeitura de Salto, Jesuíno Dutra, a assistente executiva da diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da CETESB, Maria da Penha de O. Alencar, diretores da EMAE, além do superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica).

Esta reunião foi a continuidade dos trabalhos iniciados no mês passado, quando os vereadores citados juntamente com o prefeito Geraldo Garcia estiveram com os representantes da SABESP, EMAE e CETESB.

Neste novo encontro de trabalho, foram debatidas a implantação de monitoramento da qualidade da água do rio Tietê, como a contratação de uma assessoria especializada para fazer análise dos sedimentos de fundo das barragens, onde serão feitas coleta e análise para destinação dos produtos.  Em seguida, será feito um estudo técnico e levantamento de custos com previsão de 6 a 8 meses de conclusão. 

vereadores-reuniaoemSP-rioTiete 2

Ainda foi apresentada a necessidade do desassoreamento das barragens para elevar o nível dos reservatórios, além de cobrar a responsabilidade dos municípios sobre o esgoto industrial e doméstico. 

A principal questão, segundo os vereadores informaram, é a alteração da regra operativa do controle da vazão de descarga de fundo para evitar aquela lama negra, como ocorreu recentemente. “Também será feito estudo para retirada dos materiais superficiais, como garrafas pets e outros lixos flutuantes, nas estações”, destacam os edis.

A próxima reunião está agendada para o dia 6 de novembro, em São Paulo. Os vereadores e o prefeito irão apresentar, através de fotos, vídeos e reportagens, a realidade ao grupo de trabalho e também serão expostas pelo DAEE e CETESB as ações de melhorias ambientais.

*Com informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.