Legislativo e Executivo debatem sobre Trânsito, GCM e Zona Azul em reunião na Câmara

Vereadores e Prefeitura - trânsito gcm zona azul defesa civil 3

Salto, 09 de outubro de 2017

Na sexta-feira, dia 06, no Plenário da Câmara da Estância Turística de Salto foi realizada reunião entre vereadores e o secretário de Governo, Gilmar Mazetto, que estava acompanhado de representantes de diversos setores da Prefeitura. Como responsável em interinidade pela Secretaria de Defesa Social, sendo seu titular, o secretário foi oficiado a comparecer na Câmara com objetivo de dar esclarecimentos sobre o Trânsito em Salto, Zona Azul, Defesa Civil, GCM, entre outros - em atendimento ao Requerimento nº 244/2017 – de autoria do vereador Edemilson Pereira dos Santos.

Inicialmente, o diretor da Guarda Civil Municipal, Márcio José Paludeto, fez apresentação sobre a situação encontrada na GCM, destacou algumas ações realizadas em sua sede, a criação da ronda escolar noturna e retomada do programa “Anjos da Vida”. O diretor da Guarda ressaltou que, em 2017, foram atendidas 4.560 ocorrências, e efetuada a prisão de 126 pessoas.

O diretor de Trânsito de Salto, Adilson Cunha, mostrou as alterações e melhorias feitas na burocracia do Departamento de Trânsito, salientando a maior agilidade na confecção e entrega do cartão de estacionamento para Idoso; a troca do sistema de gerenciamento de multas; Melhorias no Operacional e no Sistema Zona Azul;  agilidade na manutenção das viaturas de Fiscalização de Trânsito; revisão nos Postos de Vendas da Zona Azul a partir de 2017. E, ainda falou do Departamento de Sinalização Viária, licitação para aquisição de um caminhão plataforma, exclusivo ao setor de trânsito – pintura viária; reposição de material e manutenção da frota.

Vereadores e Prefeitura - trânsito gcm zona azul defesa civil 1

Já o coordenador da Defesa Civil, Orlando Manoel Neri Júnior, apontou em sua apresentação a reestruturação feita neste setor, com o aumento no efetivo de Agentes da Defesa Civil, que hoje é composto de cinco Agentes; criação do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil – PLAMCON-2017; Mapeamento de Áreas de Risco da cidade; Treinamento de Brigadistas de Incêndio para Agentes da Defesa Civil; Reforma de caminhão pipa, viatura para Coordenação e motocicleta para Operação Corta Fogo; Aquisição de novos uniformes; entre outros.

O consultor de Trânsito, Alexandre Zum, representante da empresa TranZum contratada pela Prefeitura, apresentou dados da contagem veicular classificada que vem sendo feita em diversas vias da cidade, e os projetos básicos de geometria viária, conceitual e de sinalização para ruas, rodovias e avenidas de Salto, bem como mostrando a programação semafórica e rede de sincronismo, entre outras informações, inclusive com relação à Ponte Estaiada.

Os vereadores aproveitaram a oportunidade para perguntar sobre a falta de sinalização de solo adequada. Com relação a este assunto, foi reforçado pelos representantes da Prefeitura que há dificuldade estrutural em manter todas as lombadas pintadas, mas que está sendo sanado, com a chegada de material para a equipe de pintura. Os edis também enalteceram a importância do Plano de Mobilidade Urbana de Salto, que foi feito anteriormente e que deve ser colocado em prática, seguindo os seus principais fundamentos.

Na reunião, ainda foi dito aos vereadores pelo consultor Alexandre que todos os estudos que estão sendo feitos têm vida útil mínima de dez anos, sendo que vários estão prontos e, desta maneira, em alguns casos falta apenas a implantação. Com respeito à fiscalização de velocidade dos veículos, apontou-se que é fundamental para que se cumpra a legislação, e que a cidade está carente quando se trata de radar.

Sobre a Guarda Civil Municipal, o secretário Mazetto ressaltou que dentro das possibilidades os equipamentos estão sendo repostos, e afirmou que a locação dos carros deste setor ainda é a melhor opção, uma vez que este tipo de veículo funciona 24 horas, o que acarreta em um desgaste grande e, se fosse da Prefeitura, para repor peças demoraria muito tempo pelos trâmites burocráticos que envolvem a compra. E, destacou que a empresa contratada pela Prefeitura tem diversas obrigações com relação à frota e que é punida quando não cumpre o acordado. Ainda sobre a GCM, o secretário disse que foram adquiridos novos uniformes e feito o tratamento dos cães, salientando que a Guarda tem que ser fortalecida.

Vereadores e Prefeitura - trânsito gcm zona azul defesa civil 4

A questão da Zona Azul foi bastante debatida na reunião, principalmente no que trata da aplicação de multas. Segundo Mazetto, no início estavam sendo multados os motoristas que estacionavam e não possuíam o cartão, mas que atualmente ninguém é multado sem antes levar a advertência. O secretário aproveitou para contar que vai haver novidades na forma de trabalho, inclusive com instalação de parquímetros e opção de compra de créditos da Zona Azul pelo celular, visando à modernização e melhora do serviço. Os vereadores sugeriram que sejam instaladas novas placas indicando as informações sobre a Zona Azul, com objetivo de orientar os cidadãos.

A Defesa Civil de Salto foi lembrada com destaque pelos vereadores, que enfatizaram a importância de investimentos e contratação de mais funcionários, mas que mesmo com as dificuldades a equipe vem desempenhando um excelente trabalho.

O presidente da Câmara de Salto, Luiz Carlos Batista “Luizão” conduziu a reunião, a qual também contou com a presença dos vereadores Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Roberto Natalino Silveira, Cícero Granjeiro Landim, Edemilson Pereira dos Santos, Lafaiete Pinheiro dos Santos, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Márcio Conrado. Também estiveram presentes o chefe de gabinete da Secretaria de Governo, Jesuíno Dutra, a guarda civil municipal, Ângela Márcia Chimin, o diretor de sinalização do Departamento de Trânsito, Rodrigo Andrietta, e o membro da Defesa Civil, Leandro da Silva.

Ao final da reunião, os vereadores agradeceram pela presença de todos os representantes da Prefeitura que se colocaram à disposição para responder aos seus questionamentos.

 

**Confira na íntegra as reuniões transmitidas pela TV web da Câmara de Salto: http://cmsalto.tvcamaraaovivo.net/reunioes