Edemilson-Cicero-Vinicius

Salto, 04 de setembro de 2017

Nesta segunda-feira, dia 04 de setembro de 2017, os vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Cícero Granjeiro Landim e Vinícius Saudino de Moraes acionaram o jornal Primeira Feira, para que espontaneamente realizasse correção de informações inverídicas que foram divulgadas no periódico.

Mesmo sem realizar consulta diretamente aos vereadores, o jornal publicou, em sua edição de 1º de setembro de 2017, texto jornalístico bastante impreciso e tendencioso ao explicar o fato, confundindo as informações e dificultando o entendimento verdadeiro, uma vez que alegou a existência do pagamento para recebimento de um prêmio honorífico na capital e realizando críticas ao Instituto e seus métodos, o qual teria feito uma pesquisa entre a municipalidade para conhecer aqueles de maior atividade dentro da Câmara Municipal de Salto.

Edemilson, Saudino e Cícero reuniram-se com suas respectivas equipes jurídicas e entenderam ser necessário o envio de “notificação extrajudicial” ao jornal, pois a imprecisão dos fatos narrados atentou contra a imagem dos mesmos, solicitando que, em proporcional espaço da próxima edição, constem os esclarecimentos, sendo um assunto muito debatido nas redes sociais.

Esclareceram que, ao dirigirem-se para a Câmara Municipal, foram surpreendidos com envelopes do Instituto Tiradentes (via Correios) e, dentro dele (respectivamente), um documento em formato de “certificado”, congratulando pelas atividades legislativas e informando que seriam o 1º, 2º e 3º mais atuantes de 2017, podendo os mesmos, se achassem necessário, participar de um seminário.

Informam que não foram procurados por este Instituto para a realização, autorização ou demonstração de interesse na efetivação dessas “sondagens de opinião”, que não possuem nenhum contato ou vínculo, e nem solicitação de qualquer natureza, e não realizaram pagamento para participação em qualquer evento (mesmo que o jornal tenha informado de uma possível e mentirosa confirmação de presença no seminário, que é pago).

Destacam que os veículos de imprensa de nosso município, quaisquer deles, prestam papel fundamental na divulgação dos fatos ocorridos, mas que estes devem primar pela verdade, pela verificação da informação e da não exposição de indivíduos em situações vexatórias ou inverídicas, causando prejuízo irreparável à imagem de terceiros.

Informam, para finalizar, que o recebimento desse “certificado honorífico” foi feito por ação individual do Instituto, de forma voluntariosa e gratuita, e que jamais quiseram participar de seminário ou mantiveram contato com o Instituto Tiradentes para quaisquer ações.

*Com informações enviadas pelos vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Cícero Granjeiro Landim e Vinícius Saudino de Moraes.