visita-hospital01

Salto, 04 de setembro de 2017

Os vereadores Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Alexandre Martins “Xandão” e Roberto Natalino Silveira realizaram uma visita na quinta-feira, dia 31, ao Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat, Pronto Socorro e AME (Ambulatório Médico de Especialidades) – administrados pela Sociedade Beneficente São Camilo – com o objetivo de conhecer melhor os setores, verificar o funcionamento e demandas destas unidades de saúde.

Os edis foram recepcionados pelo diretor administrativo corporativo, Marcos Paiva de Oliveira, que aproveitou para destacar sobre a aquisição de equipamentos, inclusive já tendo havido recentemente a chegada de novos materiais cirúrgicos. Na conversa, foi salientado que, por mês, são feitas cerca de 600 cirurgias e mil exames de tomografia, englobando o hospital e o AME - e, quase a totalidade dos atendimentos é feita pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Os vereadores comentaram sobre o protocolo de Manchester, sendo informado que o hospital adota esta metodologia de classificação de risco, como uma ferramenta importante na avaliação inicial feita aos pacientes pela equipe de enfermagem.

Os vereadores foram acompanhados pela supervisora do Pronto Socorro e Materno-Infantil, Josefa Aparecida de Arruda Lima; a supervisora de Enfermagem, Lisiane Cristina de Barros Tavares da Silva e a supervisora de Atendimento, Cristiane Maiante de Oliveira, iniciando a visita pelas instalações do AME, que presta atendimento em especialidades médicas, cirúrgicas, assistenciais e exames, sendo as consultas e exames agendados pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde). Em seguida, conheceram os setores do Pronto Socorro (inalação, suturas, leitos de observação, entre outros), e foram informados que o PS tem média de 12 mil atendimentos mensais.

visita-hospital02

Na oportunidade, o grupo ainda foi conduzido até o Centro Cirúrgico e a UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que conta com 10 leitos e um ponto de hemodiálise. Com relação aos pacientes, foi salientado que o hospital possui uma equipe de humanização, a qual está sempre disposta a auxiliar e orientar as pessoas, buscando melhorar o atendimento.

Já na Maternidade, os vereadores puderam conferir que é seguida a lei da gestante, dando direito a acompanhante e, mais uma vez pensando na humanização no atendimento, disponibilizando 27 leitos separados com privacidade para as pacientes internadas. A visita foi encerrada na Clínica Cirúrgica e Médica, após algumas horas pelos setores do hospital, os vereadores ouviram os problemas enfrentados na rotina dos profissionais e pacientes. Entre algumas demandas apontadas estão a falta de espaço, pois a estrutura física já não está mais comportando a quantidade recebida de pacientes; necessidade da permanência diária de Guarda Civil Municipal (GCM), inclusive já tendo sido feita solicitação à Prefeitura; além de ser preciso a compra de equipamentos como ecocardiograma e ventiladores. Ainda, trataram do fato do hospital contar com uma sala de necrotério, porém foi ressaltado que não é o mais adequado que este local preste o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), e que a Prefeitura deveria tomar providências com relação ao assunto.

Os vereadores agradeceram pela gentileza e todas as explicações concedidas pela equipe de profissionais, comprometendo-se a tentar ajudar no que for possível, principalmente, trabalhar para obter verbas através de emendas parlamentares que sejam destinadas a suprir demandas do hospital.