conasa

Salto, 1º de setembro de 2017

Na terça-feira, dia 29, os vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Clodoaldo Martins de Oliveira estiveram na Conasa para conhecer o trabalho realizado por esta companhia, que é a responsável pelo tratamento do esgoto de Salto. Os vereadores foram acompanhados pelo secretário de Meio Ambiente, Fernando Guatta Candiotto, o superintendente do SAAE, Pérsio de Paula e o chefe de gabinete da Secretaria de Governo, Jesuíno Dutra. Na ocasião, tiveram a oportunidade de compreender melhor todo o processo de tratamento, inclusive com a apresentação de laudos.

visita-eteConasa--site

ETE Santa Isabel - Os representantes do Poder Legislativo Saltense ainda visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto Santa Isabel, espaço onde é feito o tratamento de esgoto da cidade, tendo iniciado sua operação em 2.007. Conforme foi explicado aos edis, através de processos físicos, químicos e biológicos são removidas as cargas poluentes do esgoto, devolvendo os efluentes tratados da ETE, que são lançados diretamente no corpo d’água receptor, Rio Tietê, em frente ao Parque do Lago. Os vereadores explicaram que tem como objetivo verificar as ampliações e ter acessos às fiscalizações mensais da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

visita-Ecomark-site

Ecomark – Também nesta terça-feira, os vereadores Edemilson, Márcio e Macaia realizaram uma visita à Ecomark - indústria de fertilizantes orgânicos e especiais – localizada na Rodovia do Açúcar, no município de Elias Fausto, que pertence ao grupo empresarial CSO Ambiental (responsável pela Parceria Público Privada que cuida da limpeza pública e dos resíduos sólidos de Salto). Durante a visita, o grupo foi informado que as podas de árvores e grama advindas de capinas das avenidas e ruas da cidade de Salto são trituradas, e esses resíduos passam por um processo de compostagem, transformando esses materiais orgânicos em adubo, disponíveis para o uso em plantas.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.