audiencia-publica-26-08-2017-4

Salto, 28 de agosto de 2017

No último sábado, dia 26 de agosto, o vereador Márcio Conrado esteve na cidade de Mogi das Cruzes, reunido juntamente com o diretor da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Sr. Edison Airoldi, e demais autoridades, na 1ª Audiência Pública que debateu a despoluição dos rios Tietê e Pinheiros, das represas Billings e Guarapiranga.

Na audiência foram debatidas as etapas do projeto Tietê, as dificuldades enfrentadas pela Sabesp, a ocupação desorganizada do solo em áreas de grande concentração populacional e as medidas que cada município deve tomar em relação à despoluição do rio.

audiencia-publica-26-08-2017-3

O vereador Márcio Conrado descreveu o cenário recente de problemas que Salto vem enfrentando pelo volume de resíduos sólidos que o rio traz para a cidade e, ainda, questionou sobre a qualidade da água do rio Tietê, já que no mapa apresentado pela Sabesp o trecho em que o rio passa por Salto está marcado de “azul”, não sendo considerado poluído nesse trecho.

Mediante os questionamentos, o diretor da Sabesp informou que, devido à geografia do município, é mais propícia a formação de espumas, mas que há toda uma preocupação para amenizar o impacto gerado aos municípios do interior que sofrem com o esgoto e o lixo gerado na região metropolitana. A exemplo do problema, a cidade de Guarulhos possui cerca de 1,4 milhão de habitantes, e todo o esgoto é jogado diretamente no rio Tietê, sem nenhuma forma de tratamento.

Os vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado e Cícero Granjeiro Landim fazem parte da Frente Parlamentar de Proteção ao Rio Tietê, que irá promover no próximo dia 29 de setembro um grande evento entre as lideranças das várias cidades banhadas pelo Tietê, para discutirem ações e políticas em defesa do rio.

*Com fotos e informações enviadas pelo vereador Márcio Conrado.