site-reuniao-vereadores-secretario-meioambiente

Salto, 10 de agosto de 2017

Na manhã de quarta-feira, dia 09, foi realizada na Câmara de Salto reunião entre os vereadores e o secretário de Meio Ambiente, Fernando Guatta Candiotto, tendo sido uma solicitação feita através do Requerimento nº 185/2017 – de autoria do vereador Álvaro Pacheco (vice-presidente da Casa de Leis), no qual pedia esclarecimentos sobre as ações ambientais do município.

Na ocasião, foi ressaltado que a Secretaria de Meio Ambiente vem executando o planejamento ambiental por meio de vários programas e projetos, dentre os quais se destacam o Programa Município Verde Azul; fiscalização ambiental da PPP/CSO, ações institucionais, e também medidas que têm sido adotadas com relação às nascentes, arborização, resíduos sólidos, entre outros.

Os vereadores aproveitaram a oportunidade para falar da importância de pensar a arborização não apenas nas ruas, mas que também seja feita em espaços públicos, como praças e a implantação de “corredor verde” em diversos pontos da cidade. Os edis ainda destacaram problemas como a falta de acessibilidade nos banheiros da Rodoviária, depósito de materiais inservíveis e mato alto em propriedades particulares e a quantidade insuficiente de fiscais. De acordo com o secretário, os apontamentos serão todos avaliados.

Sobre os ecopontos, o secretário fez questão de enfatizar que pretende mudar um pouco o perfil destes espaços, com maior envolvimento da população, complementando estes locais com novas ações como a doação de mudas, criação de horta e biblioteca.

site2-reuniao-vereadores-secretario-meioambiente

Referente ao Parque do Lago foi enfatizado que a Prefeitura entende que o local é bastante utilizado pelos munícipes, e que acompanhou, recentemente, técnicos da Cetesb na coleta da água para análise, com objetivo de verificar a qualidade e se há inconformidades; reforçando que a Secretaria tem como proposta fazer mais melhorias, uma vez que o parque recebe grande número de frequentadores.

A qualidade do ar foi tratada pelos vereadores como um assunto importante e que recebem muitas reclamações, tendo como resposta do secretário que a Prefeitura está medindo toda a fumaça emitida pelos caminhões a diesel que compõem a sua frota.

O vazamento em redes de esgoto pela cidade foi outro ponto que os vereadores fizeram questão de frisar e cobrar as providências. De acordo com Candiotto, os atendimentos são instantâneos, assim que os vazamentos são identificados a Secretaria de Meio Ambiente encaminha ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Salto para que resolvam o mais breve possível.

Ao final da reunião, o secretário agradeceu pela oportunidade de estar na Câmara e aproveitou para salientar que pretende, em breve, realizar um “tour ambiental” por Salto a ser feito juntamente com os vereadores.

Participaram da reunião o presidente da Câmara de Salto, Luiz Carlos Batista “Luizão”, e os vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Álvaro Pacheco, Cícero Granjeiro Landim, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Márcio Conrado e Roberto Natalino Silveira. E, também estiveram presentes o chefe de gabinete da Secretaria de Governo, Jesuíno Dutra, com a diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Erica Vanessa Maggiorini e Luciana Soares, do departamento de Zoonoses de Salto.

Confira na íntegra o vídeo da Reunião com o secretário de Meio Ambiente.