farmcia-site 1

Salto, 13 de julho de 2017

No início de julho, os vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado e Cícero Granjeiro Landim estiveram na UBS Donalísio verificando a questão de atendimento da Farmácia Municipal, que está com comunicado de atendimento somente às terças-feiras. E nos demais horários os munícipes têm que se dirigir ao posto do bairro Bela Vista.

De acordo com o vereador Edemilson, foi apurado com a Secretaria Municipal de Saúde que o atendimento está sendo feito apenas em um dia da semana por conta da falta de auxiliares de farmácia. Houve a baixa de quatro auxiliares (contratos não foram renovados), além de exoneração no último mês de uma auxiliar e nesta semana, mais um profissional pediu exoneração, sendo um total de seis baixas nos últimos dois meses.

farmcia-site 2

Além disso, dois funcionários apresentaram atestado médico em junho (total de dez dias, tendo que fazer remanejamentos). A Secretaria de Saúde alega que fez um estudo de menor impacto e a opção pelo Donalísio se deve pelo pequeno número de atendimentos na unidade.

O total de atendimentos na UBS Donalísio no último quadrimestre foi de 2.067 pessoas, sendo a média de 5.900 atendimentos. A escolha do dia se deve ao histórico de maior atendimento na unidade. A escala está sendo feito 4x1 (4 dias de atendimento no Bela Vista e 1 no Donalísio).

*Com informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.