visita-prefeito-Pirapora-Bom-Jesus-1

Salto, 13 de junho de 2017

O prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Dany Wilian Floresti (PSD), esteve na manhã de segunda-feira, dia 12, visitando a Câmara de Salto, acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Obras e Meio Ambiente, Cláudio Vizeu Fernandes, e do diretor de Meio Ambiente, Cristiano Viegas. A comitiva foi recepcionada pelos vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado, Cícero Granjeiro Landim e o presidente do Legislativo saltense, Luiz Carlos Batista “Luizão”. O assunto tratado foi a criação da Frente Parlamentar em Prol do Rio Tietê, idealizada pelos vereadores Edemilson, Márcio e Cícero.

Depois de uma breve reunião na Câmara, os representantes do Executivo piraporano foram, com os vereadores saltenses e o prefeito Geraldo Garcia, visitar a antiga Usina do Parque de Lavras e o Parque Rocha Moutonnée, onde constataram o acúmulo de lixo, como garrafas pets e sacos plásticos, nas margens do rio Tietê, que continua recebendo toneladas de esgotos domésticos e industriais sem tratamento, além de muito lixo e carga de poluição produzida na Região Metropolitana de São Paulo.

visita-prefeito-Pirapora-Bom-Jesus-2

“Nosso objetivo é somar forças entre os municípios (poderes Executivo e Legislativo) para colocar em prática ações em favor desta causa ambiental, e somente com uma união entre o Governo do Estado e as prefeituras conseguiremos minimizar o problema da degradação por conta da poluição industrial e do esgoto doméstico”, destacam os vereadores.

A ideia dos parlamentares é promover novas reuniões, englobando prefeitos e vereadores de outras cidades por onde passa o rio Tietê, como Santana de Parnaíba e Cabreúva, a fim de buscar soluções em conjunto no que diz respeito ao lixo vindo da Grande São Paulo.

visita-prefeito-Pirapora-Bom-Jesus-3

Nos próximos dias, os representantes do Legislativo saltense oficiarão o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o prefeito da capital paulista, João Doria; a EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A.), vinculada ao Governo do Estado de São Paulo; a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), controlada pelo governo estadual; e o Ministério Público, para que assumam, de fato, suas responsabilidades para com o rio Tietê.

O objetivo é fazer com que a Barragem Edgard de Souza, em Santana de Parnaíba, e a Barragem de Rasgão, no município de Pirapora do Bom Jesus, através da EMAE – concessionária de geração de energia elétrica –, façam a retirada desses materiais desde Pirapora, Rasgão e Porto Góes, em Salto, e seja dada a devida destinação a eles.

*Com informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.