Na tarde desta sexta-feira, o Vereador Edemilson Pereira dos Santos questionou o Executivo por meio de um ofício, sobre a existência do Plano Diretor de Segurança Pública no município. O ofício foi enviado ao Prefeito da Estância Turística de Salto, Juvenil Cirelli, e ao Secretário de Defesa Social, Coronel Adilson Marinho da Silva.
A solicitação é uma reivindicação da moradora do bairro Jd. Celani, Sra. Helena Vetorazo, que pede informações se a cidade tem Plano Diretor de Segurança Pública e apresentou sugestões de outros moradores do bairro; como a criação de canais de participação popular, criação de conselhos comunitários de segurança pública municipal, e também promover conferências municipais de segurança pública, instituir um Fundo Municipal de Segurança Urbana, entre outras manifestações.
As questões levantadas foram discutidas em uma reunião realizada no último dia 15 de agosto, no Jardim Celani, por meio do Conselho de Segurança. De acordo com o Vereador, se a cidade não contar com o Plano, é importante desenvolver um estudo para sua possível a implantação no município de Salto.
“Hoje a Secretaria de Defesa Social tem em uma de suas missões a segurança pública, que é responsável por planejar, coordenar e supervisionar as atividades, além de desenvolver projetos que articula políticas de ações sociais, prevenção que busca atingir as causas que levam à violência, além das estratégias de ordenamento social”, disse Edemilson.
Ainda, segundo o Representante do Legislativo, a solicitação é baseada em uma cartilha desenvolvida no ano de 2005 com o tema: O PAPEL DOS MUNICÍPIOS NA SEGURANÇA PÚBLICA, desenvolvido por Tulio Kahn e André Zanetic. A metodologia de ação prevê o diagnóstico dos problemas de segurança pública, planejamento e implantação de ações para resolução destes problemas, monitoramento e avaliação das ações.